“Petrobras deve focar em produção de petróleo”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (26) que a Petrobras tem que focar na produção de petróleo. O ministro salientou que o presidente da petrolífera estatalRoberto Castello Branco, está trabalhando “a mil por hora” para realinhar as atividades da empresa.

“O Castello Branco sabe que o petróleo vai ficar lá no fundo do mar se não explorarmos em 20 ou 30 anos. O petróleo pode voltar a ser só um fóssil” declarou Guedes durante a palestra realizada na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), falando sobre a Petrobras.

Guedes explicou que o governo pretende reindustrializar o País através da distribuição de energia barata. O ministro estimou que as medidas que serão realizadas graças ao Novo Mercado de Gás poderão fazer com que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça até 10% em 10 anos. “Nós vimos a indústria cair de 20% do PIB para 8% do PIB”, lembrou o ministro.

Novo Mercado de Gás

O governo federal lançou na última terça-feira (23) o programa Novo Mercado de Gás. O programa prevê uma série de novas medidas de mudanças do setor.

Saiba mais: Programa Novo Mercado de Gás é anunciado pelo Planalto

Segundo Guedes, o preço do gás poderia cair 40% em dois anos. O ministro citou um estudo sobre o setor realizado pelo ex-presidente do Banco Central (BC) Carlos Langon.

O ministro também lembrou como o governo quebrou em primeiro lugar o monopólio do refino e depois na distribuição de gás. Guedes citou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a venda da TAG pela Petrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A Suprema Corte, chamada a decidir, decide corretamente, porque são instruídos, leem jornais”, explicou Guedes, também elogiou o trabalho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Petrobras registra queda na produção

A Petrobras informou nesta sexta que sua produção total de petróleo e gás chegou a 2,55 milhões de barris por dia. O valor representa uma alta de 3,7% em comparação ao trimestre anterior. Entretanto, o resultado foi 0,4% inferior ao número alcançado no mesmo período de 2018.

Saiba mais: Petrobras tem queda na produção do segundo trimestre em relação a 2018 

Em seu relatório, a Petrobras informou que os resultados não foram como os planejados. Segundo a estatal petrolífera, isso ocorreu “principalmente devido às dificuldades enfrentadas no mês de junho com a estabilização das plantas de gás dos novos sistemas de produção de Búzios devido a sua maior complexidade”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Do número total de barris de óleo equivalente por dia, produzidos no trimestre, 1,16 milhão foram retirados do pré-sal. Sendo assim, isso representa 45,7% da produção. O pré-sal tem grande destaque na produção da Petrobras deste ano. O número alcançado no segundo trimestre foi 12,7% maior do que o do primeiro e 17,7% mais alto do que o do segundo trimestre do ano passado.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião