Presidente do Fed de NY afirma que irá atuar ‘conforme necessário’

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams, afirmou, nesta quarta-feira (4), que irá agir ‘conforme o necessário’ para evitar que os Estados Unidos entre em uma crise econômica.

Williams ainda disse que os políticos devem ser mais flexíveis quando o assunto é decisão de política monetária. “Precisamos considerar todas as informações disponíveis e ser flexíveis em nossa resposta”,  afirmou o presidente do Fed de Nova York.

Especialistas estimam que o Fed irá abaixar novamente as taxas de juros dos EUA, após o corte ocorrido em julho. O presidente do Federal Reserve de Nova York também afirmou que aguarda um crescimento em um ritmo mais alto do que a tendência, de 2,0% a 2,5% neste ano, mesmo com um investimento empresarial menor e as incertezas comerciais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“A inflação baixa é realmente o problema desta era. A perspectiva atual de crescimento moderado, baixo desemprego, mas inflação persistentemente baixa é um reflexo do cenário econômico mais amplo ”, disse Williams reiterando que a inflação é uma das questões a serem tratadas pelo BC dos EUA.

Mesmo com pedidos do presidente Donald Trump, algumas autoridades do Banco Central norte-americano ainda não chegaram a um senso comum sobre a necessidade de cortes nas taxas básicas.

Trump e Fed

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou o Federal Reserve (Fed) novamente, em uma rede social, nesta terça-feira (3). O mandatário norte-americano salientou que a Alemanha e “muitos outros países” possuem taxas negativas de juros.

Veja também: Huawei: EUA está coagindo funcionários da empresa a vazar informações 

“Eles são pagos para emprestar dinheiro”, afirmou Trump no Twitter, fazendo referência a outros países que têm juros baixos. “Nosso Federal Reserve não age!”, disse o presidente dos EUA.

Na últimas semanas do mês de agosto, os pedidos de Trump por corte nos juros se intensificaram. No dia 19 de agosto, o presidente dos Estados Unidos pediu ao banco central norte-americano, Fed, um corte na taxa de juros de ao menos 1 ponto percentual.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião