Presidente do Fed indica novos desafios para a economia dos EUA

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, informou aos legisladores norte-americanos nesta terça-feira (30) que a reabertura da economia dos EUA ocorreu mais rápido que o previsto, porém prevê novos desafios.

Além disso, o Fed explicou que recente aumento nos gastos e nas contratações vieram mais cedo do que as autoridades do banco central esperavam. Apesar da boa notícia, Powell indicou que a retomada da atividade comercial acarreta riscos já que envolve um contato humano mais próximo.

Segundo a autoridade monetária, a principal consequência do avanço econômico é o recente aumento de infecções e hospitalizações por coronavírus (covid-19) nos estados do sul e sudoeste dos EUA.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Entramos em uma nova fase importante e o fizemos antes do esperado”, disse Powell. “Embora essa recuperação da atividade econômica seja bem-vinda, ela também apresenta novos desafios – principalmente a necessidade de manter o vírus sob controle”.

Powell testemunhou na audiência com o secretário do Tesouro Steven Mnuchin. O Congresso norte-americano planeja estruturar outras medidas adicionais para lidar com o alto desemprego e as possíveis falhas nos negócios locais devido a pandemia.

O Fed enfatizou a importância de conter o coronavírus

Na segunda-feira (29) Jerome Powell já havia enfatizado a importância de manter o contágio do coronavírus contido enquanto a economia dos EUA se recupera de sua contração mais profunda há décadas.

Saiba mais: Jerome Powell enfatiza importância de conter o coronavírus

O Fed e o Tesouro norte-americano trabalharam juntos para lançar nove programas de empréstimos emergenciais, destinados a fornecer crédito ininterrupto a todos, desde municípios a empresas de médio porte. Essas ações ajudaram a reduzir os custos de empréstimos e a manter o sistema financeiro líquido em um momento de estresse, enquanto impulsionavam o mercado de ações.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião