Balanços da semana

Presidente do Fed diz que economia dos EUA está em boa posição

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, declarou nesta sexta-feira (4) que a economia dos Estados Unidos enfrenta alguns riscos para crescer, mas continua em boa situação no geral. “Nosso trabalho é manter [o crescimento] o maior tempo possível”, afirmou Powell, em evento na sede do banco central americano em Washington. A notícia foi divulgada pelo “Dow Jones Newswires”.

Nesta sexta, Powell e outros membros do Fed receberam líderes empresariais para sessões de consulta que o BC norte-americano realiza como forma de conduzir a política monetária.

Dados empregatícios dos EUA

Nesta sexta-feira, o mercado está reagindo aos dados do desemprego da maior economia do mundo.

De acordo com os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho, os Estados Unidos criaram aproximadamente 150 mil novas vagas de emprego. A expectativa dos analistas consultados pela “Bloomberg” é de que a taxa do desemprego ficasse em 3,7%. Entretanto, ela acabou ficando em 3,5%.

Confira Também: Dólar abre em queda com a possibilidade de desaceleração norte-americana

Os analistas estimavam um acréscimo de 145 mil empregos, desse modo, os dados ficaram abaixo da mediana da projeção dos especialistas.

Trump X Fed

Na última terça-feira (1), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez novas declarações com tom de insatisfação contra o Federal Reserve (Fed). O mandatário norte-americano disse que a taxa de juros dos EUA está muito elevada e o dólar está atrapalhando o setor industrial do país.

Saiba mais: Trump afirma que dólar forte prejudica indústria e ataca Fed novamente

“Como eu previ, Jay Powell e o Federal Reserve permitiram que o dólar ficasse tão forte, especialmente em relação a TODAS as outras moedas, que nossas indústrias estão sendo afetadas negativamente. Taxa de juros do Fed muito alta!”, exclamou Trump em seu Twitter.

O presidente norte-americano escreveu em sua rede social após a divulgação dos resultados da atividade manufatureira dos Estados Unidos, que segundo o relatório do Institute of Supply Management (ISM) teve uma queda significativa e foi a mais fraca no mês de setembro em dez anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Vale ressaltar que os dados oficiais do Fed sobre a produção industrial serão divulgados no dia 17 de outubro.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião