Presidente do Fed de Dallas diz que BC deveria manter juros baixos por mais 2 ou 3 anos

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Dallas, Robert Kaplan, disse nesta segunda-feira (21) que a autoridade monetária dos Estados Unidos  deveria manter os juros baixos (perto de zero) até a economia voltar a crescer, com dados bons em relação aos empregos e uma inflação controlada, o que pode demorar de dois anos e meio a três. As informações são da agência “Reuters”.

O executivo do banco central dos Estados Unidos afirmou, em entrevista à Bloomberg News, que “é apropriado permanecer expansionista, ou mesmo altamente expansionista”. O presidente do Fed de Dallas, porém, destacou que não julgava correto decidir sobre as taxas futuras de juros do país norte-americano.

“Não estou certo de que é apropriado decidir agora que nesse ponto deveríamos deixar os juros em zero, prefiro deixar esses julgamentos para comitês futuros”, afirmou Kaplan.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Esse foi um dos primeiros pronunciamentos do presidente do Fed de Dallas após ele ter votado, na semana passada, contra a decisão do Fed de seguir com juros baixos até que a inflação possa “superar moderadamente” a meta de 2% do BC dos EUA.

Fed decide manter a taxa de juros inalterada entre 0% e 0,25%

O banco central dos Estados Unidos decidiu manter a taxa de juros entre 0% e 0,25%, após reunião realizada na última quarta-feira (16) do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). A autoridade monetária norte-americana cortou a taxa de juros para o patamar atual no dia 15 de março, como uma medida emergencial devido a crise gerada pela pandemia de coronavírus. No mesmo dia, o Fed tinha anunciado um pacote de estímulos (Quantitative Easing (QE)) à economia por conta do avanço da pandemia.

“Vamos buscar inflação acima de 2% por algum tempo para chegar à meta média”, declarou o presidente do Fed, Jerome Powell, após o fim da reunião do FOMC, .

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião