Presidente da China visita Rússia para estabelecer estratégias

O presidente da China, Xi Jiping, visita o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (5). Sem mencionar sobre a guerra comercial o vice-ministro chinês dos Négocios Estrangeiros, Zhang Hanhui, disse que o principal intuito do encontro é “atualizar e fortalecer as relações”.

A ida do presidente da China à Rússia terá duração de três dias e “esta visita consolidará a base política das relações sino-russas, reafirmará o seu apoio mútuo em questões que envolvem as respectivas preocupações fundamentais e assegurará que as relações não serão afetadas por qualquer mudança na situação internacional”, disse o Hanui.

Não somente as políticas internas da China sofrem críticas da Casa Branca, mas a Rússia também. Conforme a mídia oficial chinesa, Xinhua, as relações entre os dois países estão mais “maduras, estáveis e fortes”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Acordos comerciais

Desse encontro se espera acordos comerciais que poderão beneficiar a líder em 5G. Tornando assim, o país russo como um mercado em potencial para tecnologia e Smartphones.

Saiba Mais: Nokia aproveita guerra comercial para impulsionar negócios contra Huawei em 5G

Além disso, deverá ser discutido projetos de infraestruturas, como a possibilidade da construção da ponte que liga os dois territórios, a previsão é que as obras iniciem no final deste ano.

Outras áreas também deverão ser abordadas durante o encontro, como:

  • agricultura;
  • finanças;
  • ciência;
  • tecnologia;
  • e comércio eletrônico.

Além disso, especialistas acreditam que nessa visita terá assuntos sobre estratégias comuns, como a Venezuela e Coreia do Norte.

Huawei

As negociações entre Rússia e Huawei surgem em um momento importante para companhia, visto que, a empresa está proibida de consumir produtos de tecnologia americana. Além disso, os EUA impuseram taxas aos produtos chineses.

Ademais, o presidente americano classificou a líder em 5G em sua lista negra por acreditar que a Huawei trabalha com a China de forma que traz riscos à segurança nacional.

Saiba Mais: Huawei é “instrumento chinês”, diz Pompeo em resposta a processo

Não satisfeito em impor as medidas, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, viaja por outros países alertando sobre os riscos, com objetivo de que tomem as mesmas ações.

O presidente chinês participará de um evento que celebrará as relações diplomáticas e do Fórum Econômico Internacional. Conforme a mídia estatal é esperado que o líder apresente ideias sobre “desenvolvimento sustentável”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião