Presidente da AT&T sinaliza interesse na Oi em encontro com Bolsonaro

O presidente da AT&T, Randall Stephenson, declarou seu interesse em negócios da Oi (OIBR3; OIBR4). Em encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o executivo apresentou um plano de investimento no País.

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, na reunião, que também teve a presença dos ministros da Economia, Paulo Guedes, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, além do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o interesse da AT&T na Oi é concreto.

Entretanto, qualquer ação da empresa de telefonia norte-americana depende de como avançam as alterações sobre o marco das telecomunicações.

Tramitação da Oi na Justiça

No início de junho, foi entregue à Justiça a solicitação para a mudança na direção da Oi. Esse processo já está em análise pelo Ministério Público, porém, sem data estipulada para a conclusão.

Na semana passada, o banco BTG Pactual divulgou um relatório onde afirma que “espera que a diretoria da Oi, juntamente com a vara empresarial responsável pela recuperação judicial, acelere a nomeação e a aprovação do novo CEO. Para sermos honestos, não podemos entender por que esse processo está demorando tanto”, referindo-se à demora da Justiça.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Além disso, a compra da Oi pela AT&T esbarra na Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), outorgada em 2011. O texto proíbe que um mesmo grupo tenha o controle de todas as fases da cadeia da TV paga, impedindo o que se chama de verticalização.

Saiba mais: Acionistas estudam vender operações da Oi

O governo chegou a planejar uma minuta de medida provisória para mudar a legislação do segmento. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, entretanto, prefere que a alteração seja feita através de um projeito de lei, pois asseguraria o processo juridicamente.

Credit Suisse acredita em novos interessados

De acordo com a avaliação do banco suíço Credit Suisse, “o fluxo de notícias pode potencialmente incentivar a aprovação do projeto de lei para encontrar uma solução para a Oi”.

Confira: Senado negocia início da votação do projeto que beneficiará a Oi

Daniel Federle, analista do banco, disse que o interesse da AT&T poderá aumentar a pressão para que outras empresas no ramo comprem os ativos da Oi antes da companhia estadunidense.

Na última quarta-feira (28), as ações preferenciais da Oi fechar o pregão na Bolsa de Valores de São Paulo com uma alta de +12,30%, sendo cotas a R$ 1,37.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião