Presidente do Banco Mundial renuncia ao cargo

O Presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, anunciou nesta segunda-feira (7) que renuncia ao cargo.

Jim Yong Kim, sul-coreano de 59 anos, estava cumprindo seu mandato como presidente do Banco Mundial até 2022.

Kim informou que irá trabalhar em uma empresa com foco em aperfeiçoar a infraestrutura de países em desenvolvimento. Entretanto, o banco não forneceu mais detalhes.

Saiba mais: Banco Mundial reduz pela metade a previsão de crescimento do PIB do Brasil 

O banco é uma das organizações internacionais mais importantes na luta contra a pobreza e em ações a favor ao desenvolvimento. Antes de presidir a instituição, Kim trabalhou na Organização Mundial da Saúde e na Universidade de Harvard.

“Foi uma grande honra trabalhar como presidente desta instituição extraordinária, cheia de pessoas dedicadas à missão de acabar com a pobreza extrema no curso de nossas vidas”, informou Kim em um comunicado, “o trabalho do Banco Mundial nunca foi tão importante em um momento em que as aspirações dos pobres aumentam em todo o mundo e os problemas relacionados às mudanças climáticas, pandemias, fome e refugiados continuam crescendo em tamanho e complexidade”.

Durante sua presidência, a instituição estabeleceu dois objetivos em 2012: acabar com a fome extrema até 2030 e aumentar a prosperidade compartilhada concentrando-se no 40% da população mundial que vive em países em desenvolvimento.

Cristalina Georgieva, que atualmente é diretora executiva da instituição, vai assumir o cargo interino de presidente do Banco Mundial a partir de 1º de fevereiro.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião