Preços do petróleo sobem quase 20% nos mercados internacionais

Após os ataques às instalações da Saudi Aramco, na Arábia Saudita, as cotações do petróleo subiram nos mercados internacionais. No último sábado (14), os ataques terroristas à petroleira limitaram à metade a produção da commodity no país.

No último domingo (15), o barril do petróleo finalizou o dia sendo negociado a US$ 70,98 nos mercados futuros. Isso equivale a uma alta de 18% ao relação ao fechamento da sexta-feira (13), quando o barril custava US$ 60,15.

Em seu Twitter, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que autorizou a liberação de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo em uma quantidade que será determinada. Além disso, solicitou às agências governamentais que “agilizem as aprovações de liberação dos oleodutos atualmente em processo de permissão no Texas e em vários outros Estados”.

….sufficient to keep the markets well-supplied. I have also informed all appropriate agencies to expedite approvals of the oil pipelines currently in the permitting process in Texas and various other States.

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 15 de setembro de 2019

As unidades atingidas pelo ataque de huthis a instalações petroleiras sauditas representam uma baixa de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo por dia (BPD). Sendo assim, isso significa 5% da produção bruta mundial.

“Uma interrupção no fornecimento nessa escala é um evento extraordinário”, afirmou Pavel Molchanov, analista de petróleo da Raymond James, para o “Washington Post”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Analistas esperam que os preços do commodity aumentem nos próximos dias após o ataque à Saudi Aramco, segunda maior petroleira do mundo, com 9,85 milhões de barris por dia, contabilizados em agosto.

Petróleo: razão de tensões geopolíticas

Em junho deste ano,  o presidente estadunidense impôs sanções a qualquer país que importe o produto do país do Oriente Médio. O comunicado foi feito pelo enviado especial dos EUA ao Irã, Brian Hook.

“Vamos sancionar quaisquer importações de petróleo bruto do Irã. Agora não há isenções em vigor. Vamos sancionar quaisquer aquisições ilícitas de petróleo bruto iraniano”, disse o enviado especial dos EUA.

Saiba mais: EUA vão aplicar sanções econômicas a países que importarem petróleo do Irã

No dia 24 de junho, Trump oficializou as novas sanções ao Irã. O presidente afirmou que não permitirá que o país do Oriente Médio tenha acesso a armas nucleares. As medidas tem como alvo o líder do supremo, aiatolá Ali Khamenei. A tensão geopolítica entre os dois países é baseada na importação e exportação de petróleo.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião