Imóveis

Preço médio de imóveis tem queda de 1,7% entre janeiro e abril

0

O preço médio dos imóveis registraram uma queda de 1,7% durante o primeiro quadrimestre deste ano, segundo a pesquisa “FipeZap” divulgada nesta terça-feira (7). O valor encontrado leva em conta uma alta de 0,38% nos preços. No entanto, essa variação é menor que a inflação de 2,12% estimada para o período.

Para que a pesquisa seja feita, são levados em conta os preços de anúncios de imóveis em 50 cidades do Brasil. Entre as capitais, quatro tiveram aumento acima da inflação entre janeiro e abril deste ano. São elas:

  • Brasília: alta de +3,72%
  • Manaus: alta de 3,7%
  • Goiânia: alta de 2,73%
  • Florianópolis: alta de +2,66%

Além disso, as maiores quedas registradas foram:

  • João Pessoa: queda de -5,91%
  • Curitiba: queda de -2,62%
  • Campo Grande: queda de -,27%
  • Recife: queda de -1

Essas variações não consideram a inflação.

Entre as cidades com maior preço por metro quadrado, Rio de Janeiro segue sendo a com preço mais elevado, sendo R$ 9.476. Em seguida vem São Paulo com R$ 8.899.

No acumulado dos últimos 12 meses, o preço médio dos imóveis subiu 0,26%, abaixo da inflação esperada para o período, que é de 4,97%, Entre março e abril, a alta foi de 0,14%, contra uma inflação de 0,6%.

Dados de março

Os preços de venda e de aluguel de imóveis comerciais, no conjunto das dez cidades pesquisadas pelo “FipeZap”, registraram queda durante os últimos 12 meses, com fim em março.

Saiba mais: Venda e aluguel de imóveis têm queda durante os últimos 12 meses

No período entre abril de 2018 e março deste ano, o preço médio da venda de imóveis caiu -3,47%. Enquanto isso, os aluguéis novos recuaram -2,06%. Já a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 3,89%.

A única cidade que apresentou alta no valor de venda de imóveis, durante os últimos 12 meses, foi Campinas, com alta de +0,68%. Em contrapartida, as maiores quedas ficaram com Niterói (-9,02%), Florianópolis (-6,27%) e Rio de Janeiro (-5,66%).

Compartilhe a sua opinião

Renan Bandeira
Renan Bandeira escreve sobre política e economia para o portal da Suno Research. Antes da Suno, trabalhou em uma rede de televisão, onde fazia reportagens sobre os mesmos temas. Estuda na Universidade Metodista de São Paulo.