Powell sugere menor alavancagem para ajudar o mercado de crédito

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicou nesta quarta-feira (29) que embora os bancos estadunidenses estejam bem capitalizados, um relaxamento temporário nos índices de alavancagem das instituições financeiras pode contribuir para o crédito na economia.

“Isso nos daria a capacidade de permitir que os bancos aumentassem seu balanço“, disse Powell em entrevista coletiva nesta quarta-feira, referindo-se à legislação que está sendo negociada no Congresso para uma redução dos requisitos de capitalização bancária no país. A autoridade monetária indicou que muitos reguladores ao redor do mundo promulgaram alívio na alavancagem para seus bancos.

“Queremos que a sugestão seja explicitamente temporária”, disse o presidente do Fed sobre qualquer nova ação dos EUA. “Em outras palavras, isso não será uma mudança permanente nos padrões de capital”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Powell também informou que o Fed implementará novos testes de estresse para os bancos norte-americanos, contando com novos cenários e levando em consideração o impacto do coronavírus (covid-19) na economia.

“Usaremos uma medida que possibilita uma mudança material e vamos pedir que eles reenviem seus planos de capital”, disse ele. “Também implementamos a suspensão de recompras de ações e a limitação dos dividendos“.

Jerome Powell acredita que economia voltará com a confiança

“O caminho a seguir para a economia é extraordinariamente incerto e dependerá em grande parte do nosso sucesso em conter o vírus”, disse a autoridade monetária, em um comunicado divulgado em junho. “Uma recuperação total é improvável até que as pessoas tenham certeza de que é seguro se envolver novamente em uma ampla gama de atividades”.

Veja também: Jerome Powell enfatiza importância de conter o coronavírus

Como ele fez em aparições recentes, Jerome Powell também alertou contra a retirada de qualquer forma de estímulo cedo demais. “O caminho a seguir também dependerá das ações políticas tomadas em todos os níveis do governo para fornecer alívio e apoiar a recuperação pelo tempo que for necessário”, informou.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião