Powell diz que recuperação econômica não terá solução rápida

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta sexta-feira (19) que a recuperação econômica dos Estados Unidos diante da pandemia do novo coronavírus é desafiadora e não terá solução rápida.

O chairman do banco central norte-americano reforçou, dessa maneira, seu recente posicionamento de cautela. “Vamos tomar o nosso caminho de volta disso, mas levará tempo e trabalho”, declarou Powell, durante videoconferência com líderes locais em Youngstown, no Estado de Ohio, sobre a força de trabalho. “A trajetória à frente provavelmente será desafiadora”, acrescentou.

De acordo com o presidente do Fed, uma recuperação completa depende do controle da epidemia nos Estados Unidos, que já contabiliza mais 118 mil óbitos, conforme dados atualizados em tempo-real da Universidade Johns Hopkins. “Vidas e sustento têm sido perdidos, e a incerteza parece grande”, afirmou o economista.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Powell pontuou mais cedo nesta semana, em duas aparições no Congresso, que os Estados Unidos enfrentam um longa recuperação geral. O chairman do BC norte-americano se manteve cauteloso apesar dos recentes dados econômicos encorajadores sobre geração de vagas de empregos e gastos dos consumidores.

Powell defende mais apoio governamental

Os Estados da Califórnia e da Carolina do Norte , bem como outros governos municipais determinaram a obrigatoriedade do uso de máscaras para conter o avanço do novo coronavírus na última quinta-feira (18), quando pelo menos seis estados norte-americanos registraram recordes diários.

Saiba mais: Fed não planeja aumentar taxa de juros, diz Powell

O presidente do Fed de Bostons, Eric Rosengren, alertou mais cedo nesta sexta-feira que a propagação contínua do agente poderia prejudicar a recuperação econômica do país. O economista afirmou que provavelmente será necessário mais apoio fiscal e monetário.

Assim como Powell, várias outras autoridades do Fed já realizaram a solicitação ao Parlamento dos Estados Unidos para que forneça mais auxílio governamental.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião