Equipe econômica estuda atrelar rentabilidade da poupança à inflação

A equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro estuda modificar a remuneração da poupança e atrelá-la ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). A possível mudança ocorre devido aos bancos anunciarem novos financiamentos imobiliários corrigidos pela inflação.

“O crédito imobiliário com IPCA é um sinal de que, se já estão desregulamentando o passivo (os empréstimos), naturalmente, é preciso desregulamentar o ativo, que é a fonte de recursos para o crédito imobiliário”, disse uma fonte sobre a mudança na poupança ao jornal “Estado de S.Paulo”.

De acordo com a fonte próxima ao governo, o estudo indica que o maior destino dos recursos da poupança é o financiamento imobiliário, dessa forma, é necessário fazer com que as contas acompanhem os indicadores usados no crédito imobiliário.

“Hoje, a remuneração da poupança não tem nada a ver com a Taxa Referencial (TR). Já há um descasamento de taxa porque o indicador de quanto os bancos remuneram os depósitos na poupança é TR mais alguma coisa, mas quando vão emprestar os depósitos atuais são remunerados a um porcentual de juros”, completou a fonte.

Poupança tem baixa rentabilidade

Atualmente, a rentabilidade da poupança está atrelada a TR, que no momento atual está zerada, somada a 70% da taxa básica de juros (Selic). Como a Selic está em 6% e a TR zerada, a remuneração atual é de 4,20% ao ano.

Quando a taxa de juros fica acima de 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta é fixo em 0,5% ao mês mais a TR.

Confira Também: Geração Z: dos jovens que guardam dinheiro, 53% mantém na poupança

O estudo da equipe econômica ocorre em meio a crescentes saques nas cadernetas. Nos primeiro sete meses do ano, as saídas líquidas somatizaram mais de R$ 16 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Bancos oferecem crédito imobiliário atrelado ao IPCA

A Caixa Econômica Federal terá uma nova modalidade de financiamento imobiliário corrigida pela inflação. Com o reajuste, os juros do financiamento ficarão entre 2,95% e 4,95% ao ano, somados ao IPCA. Segundo a Caixa, a nova medida fará com que os juros para a compra da casa própria sejam menores.

Saiba Mais: Caixa oferecerá crédito imobiliário a 2,95% ao ano mais IPCA

O Banco do Brasil pretende oferecer crédito imobiliário com referência no IPCA. De acordo com a Instituição, uma taxa prefixada poderia aumentar a segurança dos clientes do BB interessados em um financiamento imobiliário.

O Banco Bradesco confirma a possibilidade de oferecer crédito imobiliário com taxas relacionadas à inflação. No entanto, a instituição teme que o cliente não queira assumir o risco inflacionário. O Bradesco avalia que o brasileiro talvez não queira se comprometer e assumir o risco inflacionário com prazos tão longínquos.

Procurados pelo jornal “Estado de S.Paulo”, o Banco Central do Brasil informou que não há estudos sobre a mudança na rentabilidade da poupança. Por sua vez, o Ministério da Economia não se manifestou.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião