Poucos dias após assumir, presidente da Apex renuncia ao cargo

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informou nesta quarta (9) que o presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Alex Carreiro, renunciou ao cargo. Araújo publicou a informação em seu Twitter.

O Sr. Alex Carreiro pediu-me o encerramento de suas funções como Presidente da APEX. Agradeço sua importante contribuição na transição e no início do governo. Levei ao PR Bolsonaro o nome do Emb. Mario Vilalva, com ampla experiência em promoção de exportações, para Pres. da APEX. pic.twitter.com/e15qc5BAaa

— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) 9 de janeiro de 2019

A renúncia se dá poucos dias após Carreiro assumir. A escolha para o cargo havia gerado críticas pela suposta falta de preparo do agora ex-presidente. De acordo com a revista Veja, ouvindo fontes internas da Apex, Carreiro mal saberia falar inglês – habilidade indispensável para a função.

Saiba mais: Araújo anuncia criação de Departamento do Agronegócio no Itamaraty

Após a nomeação na presidência da Apex, a revista Veja revelou nesta semana que o currículo de Carreiro, “formado em comunicação social em uma universidade abaixo da crítica”, não mostra nenhuma experiência em comércio exterior. A reportagem também publicou que a Receita Federal deu baixa numa empresa aberta por Carreiro por inaptidão e que pessoas do Itamaraty defenderam a demissão imediata do então presidente, com receio de alguma eventual grande gafe.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião