Ponta Sul Investimentos adquire 20,6% das ações do Banco Inter

A Ponta Sul Investimentos adquiriu 69,6 milhões de ações do Banco Inter (BIDI4). O número de ações corresponde a 20,60% do total de preferenciais emitidas pelo banco sediado em Minas Gerais. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23).

Em comunicado enviado ao Banco Inter, a empresa diz que o objetivo da compra se restringe a fazer operações financeiras. “Ressalta-se, ainda, que, a alienação da participação acionária tem por objetivo a mera realização de operações financeiras; não objetiva alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia; e, por fim não tem o objetivo de atingir qualquer participação acionária em particular.”

Em fato relevante, o Banco Inter diz que “a Ponta Sul Investimentos informou, ainda, que a comunicação enviada ao Banco tem por propósito informar a alteração na participação da gestora na classe de ações ordinárias e preferenciais decorrente da adesão ao Programa de Units e que não houve realização de negociação relevante conforme previsto no artigo 12 da Instrução CVM nº 358/02”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Participação no SoftBank

O Banco Inter anunciou, através de um fato relevante, que seus sócios concluíram um acordo com o SoftBank Group Corp, no dia 16 de setembro.

De acordo com o comunicado, o banco japonês agora possui uma fatia de 14,94% do capital social do Banco Inter. Neste momento, portanto, o grupo possui 35 milhões de Units (conjunto de duas ações preferenciais e uma ação ordinária) da instituição bancária.

Softbank e direitos no Banco Inter

O Softbank passou a ter determinadores direitos em relação ao banco. São eles:

  • Registration rights
  • Membro no conselho de administração

O primeiro prevê a obrigação do Banco Inter de, segundo determinadas condições, possibilitar o registro de ofertas públicas de ações de emissão do banco, seja no Brasil ou nos Estados Unidos.

Veja também: Após adiamento do IPO, SoftBank deseja substituir o presidente da WeWork

Esse direito será encerrado a partir dos seguintes eventos: a passagem de cinco anos contados da realização de uma oferta qualificada ou desde o momento em que o Softbank passar a ter 5% ou menos do capital social da instituição bancária após a oferta das ações nos EUA.

Já o segundo direito será a possibilidade de indicar um membro para a eleição do conselho de administração. O Softbank terá esse direito enquanto possuir ao menos 5% do capital social do Banco Inter.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião