O que saber em política e negócios nesta segunda-feira: pesquisas eleitorais da semana, estratégia do PT

O mercado e o Brasil aguardam ansiosos os resultados das primeiras pesquisas realizadas após Jair Bolsonaro (PSL) ter sofrido um atentado a faca na quinta-feira, dia 6. Esta semana teremos a divulgação de diversas pesquisas realizadas a partir do fim de semana. Hoje, além da pesquisa FSB/BTG Pactual já lançada agora pela manhã, veremos os resultados da Datafolha e da Real Time Big Data. Amanhã, terça, haverá a divulgação da pesquisa Ibope, enquanto na sexta-feira será divulgada a XP/Ipespe.

No cenário eleitoral delineado pela pesquisa FSB/BTG Pactual, lançada na manhã de hoje, Bolsonaro segue líder com ainda mais conforto, com 30% no cenário estimulado. Seu provável adversário para o segundo turno, no momento, seria Ciro Gomes (PDT), que mantém 12% das intenções de voto contra 8% de Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Fernando Haddad (PT).

Vai ser crítico para cada um dos candidatos que disputam um lugar no segundo turno rever sua estratégia contra o presidenciável do PSL após o ataque sofrido. Deve-se destaque especial nesse sentido a Geraldo Alckmin, que dedicou grande parte de sua campanha até agora a criticar o deputado.

Enquanto isso, o PT continua a saga eleitoral em torno do nome de Lula. No domingo, houve reforço do TSE à proibição do nome do uso do petista como candidato na chapa do partido. O PT deve reunir-se na terça-feira, em Curitiba, para oficializar a substituição do nome de Lula pelo de Fernando Haddad, na data limite para a troca.

No mundo corporativo, a diretora da Petrobras afirmou à Folha de S. Paulo que “o pior já passou”. Haverá coletiva de imprensa da estatal em São Paulo, agora às 10h30, com participação do presidente da petroleira, Ivan Monteiro, bem como diretores da empresa.

A Gol anunciou um aumento de 0,1% na demanda total de agosto relativa ao mesmo período do ano passado. A Kroton, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, deve anunciar a compra de duas escolas este mês. O Banco Safra apresentou recomendações de compra de ativos da BB Seguridade e da Aliansce, indicando-os como “outperform”, ou seja, previstos a superar a média de retorno do mercado.

Por ordem judicial, o acordo da fabricante de aviões Embraer com a empresa norte-americana Boeing será tema de uma reunião entre o presidente Michel Temer e um conselho de representantes militares e políticos.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião