Polícia Civil do Paraná prende suspeitos de aplicar golpes com bitcoins

A Polícia Civil do Paraná realizou, nesta quinta-feira (5), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes com bitcoins. Durante a operação, nove suspeitos foram presos.

O grupo utilizou as empresas Krypton Unite e Blockchange para aplicar os golpes com bitcoins. De acordo com a Polícia Civil, o prejuízo obtido pelos clientes é de mais de R$ 1,5 bilhão. 

A Polícia Civil informou ainda que cerca de cinco mil pessoas foram vítimas do golpe, no entanto, somente 500 foram identificadas até o momento. Com isso, o grupo levantou cerca de R$ 150 milhões. A organização criminosa é investigada pelos crimes de estelionato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento particular.

As 62 ordens judiciais estão sendo cumpridas em Curitiba, Pinhais, Piraquara e Pontal do Paraná, localizados no estado do Paraná, e também em São Paulo. As ordens são divididas em:

  • 11 mandados de prisão temporária;
  • 11 mandados de busca e apreensão;
  • 16 mandados de bloqueio de contas bancárias;
  • 24 mandados de sequestro de veículos.

Segundo a polícia, as vítimas do golpe eram atraídas por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens. As empresas, que atuavam em um esquema de pirâmide financeira, ofereciam rendimentos de 3% a 4% ao dia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“A quadrilha transformou o esquema em um golpe da pirâmide no qual apenas os líderes ganhavam dinheiro”, disse o delegado Emmanuel David, da Delegacia de Estelionato de Curitiba.

Corretora de bitcoins Braziliex

Para aplicar os golpes, a organização criminosa utilizava a corretora de bitcoins Braziliex, localizada em São Paulo. Nesta manhã, a polícia também esteve na sede da empresa para buscar informações sobre possíveis fraudes.

Leia também: Após atividades suspensas, “Rei do Bitcoin” admite problemas de liquidez

A corretora informou, por meio de um comunicado, que mantém práticas contra lavagem de dinheiro. Confira, na íntegra, a nota divulgada no site da Braziliex:

“Agentes da Delegacia de Estelionato de Curitiba estiveram na sede da Braziliex no dia de hoje, 05/12/2019, buscando informações a respeito de fraudadores e pirâmides financeiras.

Firmando o nosso compromisso com a transparência, esclarecemos que recebemos prontamente os agentes e esta ação em NADA interferiu as operações da empresa. A Braziliex atua com forte política de Compliance e ações para coibir possíveis crimes, portanto, a documentação solicitada foi prontamente disponibilizada por nossa equipe de Compliance.

Reforçamos que a Braziliex mantém fortes práticas e mecanismos para o combate à lavagem de dinheiro através de criptoativos, seguimos nosso trabalho com procedimentos de KYC, utilizando como base jurídica o direito brasileiro, europeu e orientações de organismos internacionais engajados no combate à lavagem de dinheiro.

Todas as funções de compra, venda, saques e depósitos estão funcionando normalmente na Braziliex. Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe pelo Chat Online, via ticket em nosso Suporte e redes sociais”, diz o comunicado divulgado pela corretora de bitcoins.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião