PMI composto do Brasil atinge 53,5 em dezembro, diz IHS Markit

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto do Brasil atingiu 53,5 em dezembro. O resultado é levemente inferior o reportado em novembro, de 53,5. O índice, no entanto, se mantém acima de 50 pontos, que demonstra uma expansão da atividade, segundo informou o IHS Markit nesta quarta-feira (6).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com a empresa, o resultado do PMI de dezembro no Brasil foi obtido com um crescimento do setor de serviços frente a novembro, de 50,9 para 51,1, enquanto no ramo industrial foi observado um recuo de 64 para 61,5.

No que se refere aos serviços, a IHS Markit reportou que o crescimento foi generalizado entre os cinco subsetores acompanhados, liderados por Transporte e Armazenamento. Os empresários ouvidos associaram o aumento leve na produção à melhora das perspectivas, com condições mais favoráveis da demanda, reabertura da economia e notícias positivas sobre a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“As empresas brasileiras de serviços estão cada vez mais confiantes em um aumento da produção em 2021, com o nível de sentimento positivo superando os dados de novembro. Evidências sugerem que os desenvolvimentos relativos à vacina foram o fator decisivo para fomentar o otimismo em dezembro”, diz o documento da empresa.

De acordo com a IHS Markit, o volume de novos pedidos no setor de serviços registrou aumento pelo quinto mês consecutivo em dezembro, com ritmo mais acelerado frente ao mês anterior. Quatro das cinco áreas apresentaram expansão. A exceção foi o setor de Finanças e Seguros, que apresentou certa estabilidade. Quanto ao novos negócios para exportação cresceram pelo segundo mês seguido, atingindo a taxa mais elevada dos últimos dois anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

PMI de serviços demonstra excedente de capacidade

Apesar do resultado positivo para dezembro, os dados ainda indicam excedente de capacidade nas companhia relacionadas ao setor de serviços, conforme demonstra o estudo. Também foi observada uma redução de postos de trabalho, justificada pelos empresários por esforços de redução de despesas e aumento de casos de Covid-19.

Em novembro, o índice de emprego havia registrado uma elevação após nove meses de demissões. Os participantes ainda comentaram sobre a alta do preço de insumos, com o dólar apreciado e a escassez de produtos. Algumas empresas disseram que o custo foi repassado aos clientes.

“Embora os dados mais recentes tenham trazido alguma certeza de que a economia de serviços continuará demonstrando resiliência frente à pandemia, a sustentabilidade da recuperação entra em cena quando observamos os dados de emprego e as evidências dos participantes da pesquisa. O aumento do número de infecções antes da distribuição em larga escala das vacinas pode trazer novas restrições e atrasar a recuperação”, alerta a Diretora Associada Econômica da IHS Markit, Pollyanna de Lima, responsável pela elaboração do PMI.

Com informações do Estadão Conteúdo. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião