Plenário do Senado aprova adesão automática ao cadastro positivo

O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta quarta (13) o projeto de lei que amplia a participação da população no Cadastro Positivo.

O cadastro positivo é um banco de dados com informações de operações de crédito e obrigações de pagamento de pessoas física ou jurídica.

Saiba mais: Ampliação do cadastro positivo é aprovada pela CCJ do Senado

Por 66 votos a favor e cinco contra, o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Mais cedo, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa havia aprovado as emendas do projeto.

O projeto, alterado pelos deputados, torna automática a entrada de pessoas e empresas no banco de dados.

Saiba mais: Brasil cria 34,3 mil empregos formais em janeiro, 56% menos que em 2018

Atualmente, o registro ocorre apenas mediante autorização expressa e assinada. Caso o cidadão deseje a exclusão de seu perfil no Cadastro Positivo, deverá solicitar à instituição financeira.

Os dados serão geridos por empresas de crédito, que atribuirão nota para cada consumidor. Assim, haverá uma classificação entre bons ou maus pagadores.

Saiba mais: Imposto de Renda tem nova regra para dependentes

As empresas em geral poderão fornecer dados para o cadastro positivo, bem como as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC).

Saiba mais – Reforma da Previdência: Militares deverão ser inclusos para haver votação 

Câmara Federal

Durante a votação do projeto no plenário da Câmara, um ponto de discussão relevante foi quanto à privacidade dos usuários, segundo a “Veja”.

O argumento dos deputados contrários à proposta era que o direito da privacidade poderia ser violado. Contudo, os parlamentares favoráveis acreditam que:

  • a medida vai facilitar o acesso à crédito;
  • e adimplentes terão juros mais baixos.

O próximo passo é a votação do plenário do Senado. Caso seja aprovado, a proposta segue para a sanção (ou não) do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Saiba mais – Câmara aprova Cadastro Positivo e projeto passa ao Senado 

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo existe desde 2011 (lei sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff), e hoje cerca de 10 milhões de consumidores têm inscrição no sistema. O sistema é um conjunto de dados sobre o histórico financeiro e comercial de pessoas físicas e jurídicas.

Os bons pagadores podem ter vantagens no momento do cálculo da nota de crédito. Por exemplo, a classificação pode ser critério para definição de limites de crédito ou de venda, assim como a taxa de juros a ser cobrada.

A vantagem vale também para pessoas que atualmente não têm relacionamento bancário. Elas passarão a possuir uma nota de crédito, podendo assim ser incluídas no mercado de crédito.

O Cadastro Positivo também pode ajudar a reduzir o spread bancário, que é a diferença entre a taxa Selic (taxa básica de juros) e os juros praticados pelos bancos comerciais. Isso porque permite que os provedores de crédito consigam definir de forma mais eficaz o risco de cada tomador.

Desta forma, seria possível reduzir a inadimplência e a necessidade de cobrar juros altos. Além disso, o Cadastro Positivo também permite prevenir o sobre-endividamento, tutelando cidadãos e credores.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião