Plano de recuperação judicial da Saraiva é aprovado por assembleia de credores

A assembleia dos credores da Saraiva (SLED3; SLED4) aprovou nesta quinta-feira (29) o plano de recuperação judicial. Votaram a favor 381 credores contra 57 contrários.

Dessa forma, a proposta de pagar 5% da dívida da Saraiva ao longo de 15 anos foi aceita. Por outro lado, o restante 95% será pago em debêntures emitidos 16 anos após a homologação do acordo. O total da dívida da Saraiva é de R$ 684 milhões.

Entretanto, mesmo com a aprovação da assembleia, o plano deverá ser homologado por um juiz, pois a empresa está em recuperação judicial. O prazo para a análise do Judiciário iniciará a contar após a publicação da decisão.

Saraiva em recuperação judicial desde 2018

A Saraiva apresentou um pedido de recuperação judicial em novembro de 2018. Entretanto, a aprovação do projeto de redução das dívidas não foi fácil.

Saiba mais: Ações da Saraiva disparam mais de 80% com saída do diretor executivo 

Em junho, a rede de livrarias foi forçada a re-elaborar a proposta e reapresentá-la em agosto, por causa do elevado risco de rejeição. Os credores apontavam criticidades na falta de métricas que permitissem avaliar a eficiência do projeto de recuperação após a aprovação em assembleia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por isso a Saraiva foi forçada a adiar várias vezes a data de votação do plano de recuperação. Além disso, os credores exigiram o afastamento do presidente da empresa, Jorge Saraiva Neto, que acabou saindo no último domingo (25). Após a saída do presidente as ações ordinárias da livraria registraram alta de mais de 80% na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Plano de mudanças

Entre as mudanças incluídas no plano está o afastamento da família fundadora da gestão da empresa. Além disso, a Saraiva se comprometeu em contratar uma empresa de recrutamento para elaborar uma lista tríplice com indicados ao cargo de presidente. O conselho de administração escolherá o novo presidente.

Outros nove profissionais selecionados por essa empresa serão indicados para duas vagas no conselho de administração da Saraiva. Os credores terão o poder de veto em quatro desses nomes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/086e637b-relatorio-cielo-2.0.png

A composição do conselho de administração será de cinco pessoas no total. O órgão será assim composto:

  • um membro escolhido pela família Saraiva
  • dois membros escolhidos pelos controladores (entre os nomes não vetados pelos credores)
  • dois escolhidos pelos acionistas minoritários

A empresa informou em nota que a aprovação do plano fortalece a companhia e traz novas oportunidades.

Confira Também: Saraiva registra prejuízo de R$ 63 mi devido à crise no mercado editorial

“A empresa tomou sérias medidas para adequar seu negócio a uma nova realidade de mercado, alinhada às demandas atuais, com revisão de portfólio de produtos, estrutura interna e de lojas mais adequada à nova operação, mudanças nas plataformas tecnológicas, entre outras”, informou a Saraiva em nota.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião