Placa automotiva Mercosul chega ao Brasil, a começar pelo RJ

O novo modelo de placas de carro da Mercosul começou a ser adotado no país ontem, terça-feira, começando pelo Rio de Janeiro. A ideia é que o padrão seja adotado em todo o bloco para padronizar a identificação de veículos e aumentar a segurança.

Até dezembro, todos os departamentos de trânsito do país devem começar a implantar o novo sistema, como determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito. O Detran-RJ é o primeiro.

Segundo o ministro das Cidades Alexandre Baldy, “O novo padrão garante maior segurança e permite uma fiscalização mais eficiente, minimizando a ocorrência de fraude e falsificações, como a clonagem de placas”.

O responsável pela fabricação, distribuição, recebimento, autorização de estampagem, inutilização e vinculação das placas aos veículos é o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A ideia é que o novo padrão valha em todos os países do Mercosul, atualmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“A placa Mercosul traz várias inovações tecnológicas e uma delas é o QR Code que passa a ser estampado na placa com informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número de série da placa. O sistema integrado permite mais agilidade nos processos de transferência e emplacamento e mais comodidade para o cidadão”, afirma Glória Guimarães, diretora-presidente do Serpro.

A nova placa será utilizada em carros novos, veículos transferidos de município e propriedade, ou quando houver a necessidade de troca de placa por qualquer outro motivo. Se quiserem, proprietários de veículos em circulação poderão antecipar a troca da placa.

O tamanho da placa será o mesmo da antiga, mas, ao invés de ser composta de três letras seguidas por quatro números, agora haverá três letras seguidas por um número, mais uma letra e mais dois números, no modelo ABC 1D23.

O fundo da placa é sempre branco, sem mudar pelo tipo de veículo como a atual. Ao invés de alterar a cor do fundo, a classificação do automóvel agora será exibida pela cor das letras e borda da placa. A cor será preta para veículos particulares, vermelha para comerciais, azul para carros oficiais, dourada para carros diplomáticos, verde para modelos especiais e prateada para veículos de colecionadores.

O acordo que estabeleceu o uso da placa Mercosul foi firmado em 2014 pelos países integrantes. No Brasil, a decisão de implementá-la foi adiada algumas vezes, sendo planejada originalmente para 2016.

 

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião