PIX permitirá saques em estabelecimentos comerciais

O modelo de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), o PIX, permitirá o saque de recursos em estabelecimentos comerciais, segundo reafirmou o diretor de Organização do Sistema Financeiro, João Manoel Pinho de Mello, nessa quinta-feira (16) durante um evento promovido pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

Pinho de Mello ainda explicou que, com o PIX, o cliente pode pagar uma conta e ainda receber um cash back. “Ainda estamos desenhando essa funcionalidade, mas a ideia é que você abra o aplicativo do seu banco, escaneie o QR code (código de pagamento) para pagar a conta do supermercado, e ali seja apartado o que é compra e o que é cash back. Isso será uma funcionalidade”, destacou.

O mecanismo , previsto para entrar em vigor no mês de novembro, é uma das principais apostas do Banco Central para impulsionar o aumento da competição do sistema financeiro do Brasil.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Além disso, a partir de 16 de novembro deste ano, o oferecimento do PIX será obrigado não somente entre as maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil, como em todos os bancos com mais de 500 mil contas abertas. Os pagamentos feitos por aproximação, no entanto, começarão a funcionar em 2021.

BC espera que todas as instituições financeiras participem do PIX

Pinho de Mello declarou na última segunda-feira (13) durante um evento virtual do jornal ‘Valor Econômico’, que a autoridade monetária central espera que todas as instituições financeiras participem do PIX, e que custo seja baixo.

Ele ainda apontou que as instituições financeiras que têm mais de 500 mil contas operacionais atualmente, participarão do PIX obrigatoriamente. “Queremos garantir que boa parte do mercado está lá e vá participar”, afirmou o diretor.

Sobre o custo do programa, indicou que será pequeno, já que as instituições financeiras deverão pagar R$ 0,01 a cada 10 transações. De acordo com pinho de Mello, a expectativa é que a competição faça com que o custo seja barato para o estabelecimento comercial.

Veja também: PIX: pagamento instantâneo do BC deve concorrer com cartão de crédito

Em relação ao funcionamento do PIX, salientou que em poucos segundos será possível fazer transferências bancárias, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião