Pix: novo meio de pagamento do BC permitirá saques no comércio

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou nesta segunda-feira (22) que o novo modelo de pagamentos instantâneos, Pix, irá permitir o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais.

A funcionalidade tem o intuito de reutilizar o dinheiro no varejo e de ampliação da capacidade, comunicou o BC. De acordo com o presidente da autoridade monetária, mais detalhes sobre o Pix serão divulgados na próxima reunião sobre o meio de pagamento eletrônico.

“As regras e os primeiros detalhamentos desse produto serão apresentados na próxima reunião do Fórum PI, em agosto”, afirmou Campos Neto, durante abertura da 9ª reunião plenária do Fórum Pagamentos Instantâneos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Além disso, tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário. Além de agregar conveniência aos consumidores, pode gerar negócios adicionais aos varejistas, e permite aos participantes do Pix novas possibilidades”, destacou o economista.

“Confio que as instituições participantes desenvolverão modelos de negócio e estratégias interessantes e economicamente atrativas, ofertando o Pix às empresas de modo a refletir o baixo custo e agregar serviços que gerem valor para os clientes”, acrescentou Campos Neto.

BC anuncia novo meio de pagamento eletrônico, o Pix

O Banco Central do Brasil anunciou em fevereiro deste ano o lançamento do novo modelo de pagamento. Atualmente, 980 instituições financeiras participam do processo de adesão ao sistema. Campos Neto destacou que o objetivo do Banco Central é internacionalizar e digitalizar o mercado de pagamentos.

A autoridade monetária espera que as transferências, inclusive entre bancos diferentes, e pagamentos sejam realizados em dez segundos. Os pagamentos poderão ser feitos em qualquer horário, incluindo aos finais de semana. A previsão é que a tecnologia comece a funcionar em novembro.

O presidente da autoridade monetária afirmou que as instituições financeiras  que tiveram o pedido negado poderão tentar novamente em 1º de dezembro.

Saiba mais: PIX: Banco Central anuncia novo meio de pagamento eletrônico

“Entendemos que a sociedade demanda instrumentos de pagamentos que sejam baratos, seguros, rápidos e transparentes. Além do Pix, temos o Open Banking em paralelo e pensamos em simplificação e evolução do sistema cambial”, salientou o economista.

“Iremos divulgar o regulamento definitivo no próximo mês, proporcionando plena clareza em relação às regras do arranjo para o seu lançamento”, afirmou Campos Neto.

A BC autorizou que as instituições financeiras realizem ações informativas e educacionais sobre o Pix. Entretanto, publicidades e campanhas de marketing relacionadas a oferta específica de serviços deverão ser disponibilizadas somente após a divulgação definitiva do manual de utilização da marca, com data prevista para julho.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião