Pirâmide financeira: Saiba como identificar esse tipo de golpe

Você já deve ter ouvido ou visto a expressão “Pirâmide Financeira“. O esquema é utilizado por empresas fraudulentas que prometem dinheiro fácil e a curto prazo. O Suno Notícias irá explicar, nesta matéria, o que você deve fazer para identificar este esquema criminoso, que promete ganhos irreais para quem se dispõe a “investir” no negócio.

Antes de qualquer coisa, vale destacar que atuar no modelo de pirâmide financeira é um crime contra a economia popular, lei nº 1.521/1951. O crime se enquadra em “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”, que está incluso na lei citada anteriormente.

Para saber se o suposto negócio que você viu na internet, ou foi chamado por um amigo, se aplica em um modelo de pirâmide, basta analisar pequenos pontos. O especialista em mercado financeiro da Suno Research, João Arthur, alerta primeiramente para as promessas de rendimentos altos a curto prazo.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

“A primeira coisa é ver a promessa de rentabilidade. Muitas vezes, eles colocam um número, em termos absolutos, baixo. Por exemplo, falam que o cliente terá 1% de ganho ao dia, e aí o cliente acha possível, por parecer um rendimento pequeno. Mas quando você compõe isso ao longo do ano, ou ao longo do mês, isso dá uma taxa absurda, totalmente irreal. Existe uma fraude por trás, isso não é sustentável”, afirmou o especialista.

Ainda como exemplo para os rendimentos irreais, Arthur cita o considerado maior investidor da história, Warren Buffett. “É só você comparar com o que o considerado maior investidor do mundo, Warren Buffett, consegue fazer. Ele faz em torno de 20% ao ano. Se você acha que consegue muito mais que isso, é o mesmo que você achar que vai jogar futebol melhor que o Pelé”, alerta o especialista.

Veja também: Telexfree: Justiça condena líderes de pirâmide financeira a 12 anos de prisão

A garantia de rentabilidade e retorno são pontos cruciais para identificar uma pirâmide financeira. “Isso já é um yellow flag… qualquer retorno acima de 30% ao ano, em média, já é algo bem absurdo”, reitera Arthur.

Como funciona o modelo de pirâmide financeira?

As pirâmides costumam atuar da seguinte maneira: os primeiros que colocam o dinheiro conseguem a rentabilidade prometida, geralmente de 1% ou 2% ao dia. Isso acontece porque os segundos que colocaram dinheiro estão pagando os primeiros e serão pagos pelos terceiros, assim por diante, formando uma pirâmide. Entretanto, este modelo desaba quando a base se reduz e os donos da pirâmide não conseguem fazer mais os pagamentos a todos que estão nela.

Como identificar pirâmides?

O business dessas empresas são sempre pouco claros e elas geralmente dizem trabalhar com bitcoin, marketing multinível, operações binárias e etc. Por não ser bem explicado, as pessoas não entendem, acabam se iludindo com os valores e entram de cabeça nos negócios. “Geralmente os líderes das pirâmides usam um argumento em volta da ganância, então sempre tem imagens de ostentação como: carros de luxo, maços de dinheiro, casas luxuosas. Também tem, geralmente, benefícios para quem traz novos clientes. Isso é comum e acontece para que a pirâmide não acabe” afirma o fundador da Suno Research, Tiago Reis.

Atuar com bitcoin quer dizer que é pirâmide?

Não, apesar das criptomoedas estarem envolvidas em muitas pirâmides, se o negócio atua com a criptomoeda “bitcoin” não significa que ele, necessariamente, é uma pirâmide financeira. “Muitas vezes as pirâmides se transvestem de bitcoin, mas não tem nada de bitcoin ali no meio. Isto é outro assunto. Bitcoin é um investimento de alto risco apenas. A gente precisa separar o que é usado de narrativa pelas empresas, do produto em si”, afirmou Reis.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião