PIB da zona do euro cresce apenas 0,2% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve avanço de 0,2% nos meses de abril a junho deste ano. Entretanto, nos primeiros três meses de 2019, o crescimento registrado foi de 0,4%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (14) pela agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

No comparativo ano a ano, o crescimento do PIB foi de 1,1% no período. Os dados ficaram de acordo com o previsto por especialistas entrevistados pelo “The Wall Street Journal”.

A produção industrial dos 19 países que fazem parte da zona do euro teve baixa de 1,6% no mês de junho, em comparação com maio deste ano. Analistas estimavam uma baixa de aproximadamente 1,2%, valor menor do que o obtido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Na comparação ano a ano, a indústria caiu 2,6% em produção no mês de junho. O percentual previsto era de 1,2% de queda. Em contrapartida, maio teve alta de 0,8% em comparação a abril deste ano. Entretanto, houve uma baixa, também, de 0,8% na comparação ano a ano, levando em conta o mesmo período.

Veja também: Estados Unidos adiam imposição de tarifas de 10% sobre produtos chineses

PIB da Alemanha

O PIB da Alemanha teve uma baixa de 0,1% no segundo trimestre de 2019, em comparação ao primeiro trimestre deste ano. Vale ressaltar que a Alemanha é a maior potência econômica da Europa.

A produção industrial da Alemanha caiu 1,8% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores. Segundo o Ministério da Economia de Berlim, as fortes perdas na produção de metais, automóveis e maquinário, são as principais causas dessa queda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

As exportações da Alemanha também registraram queda de 8,0% no mês de junho deste ano. O percentual calculado é relativo a comparação com o valor obtido no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados no dia 9 de agosto.

Em contrapartida, na comparação ano a ano, o PIB alemão registrou crescimento de 0,4%, um resultado duas vezes maior do que o estimado por especialistas no período.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião