PIB da zona do euro avança 12,7% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro avançou 12,7% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores. A estimativa consensual entre analistas era por um avanço de 9,4%, segundo a agência de notícias Reuters. As informações foram divulgadas nesta manhã pelo escritório de estatísticas do bloco.

O PIB da zona do euro se recupera após o tombo de 12,1% no segundo trimestre deste ano. O terceiro trimestre ficou marcado por um verão com menos restrições frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O mercado, no entanto, acendeu o alerta após França e Alemanha retomarem os lockdowns por conta da doença nas últimas semanas.

As estatísticas do bloco foram fortalecidas por crescimentos específicos da região. A economia da França cresceu 18,2% entre julho e setembro deste ano, de acordo com o Insee, escritório de estatísticas do país, em leitura preliminar. No trimestre anterior, o PIB francês havia contraído 13,7%.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

“O enorme aumento do PIB francês no terceiro trimestre não é confortante para os formuladores de política ou famílias francesas, que agora estão lutando contra um segundo bloqueio nacional”, afirmou Andrew Kenningham, economista-chefe da Capital Economics para a Europa, em comunicado.

Embora tenha sido observada uma melhora durante o período de verão, “o PIB permaneceu bem abaixo do nível de antes da crise”, pontuou o Insee. Em uma comparação anualizada, o PIB francês do terceiro trimestre ficou 4,3% menor em relação ao mesmo período de 2019.

Alemanha, detentora do maior PIB da Europa, cresce 8,2%

A Alemanha, por sua vez, registrou um aumento de 8,2% no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao trimestre anterior. Segundo o Destatis, escritório de estatísticas do país, os fatores que impulsionaram a maior economia da Europa no período foram:

  • Mais consumo das famílias;
  • Aumento contínuo nas exportações;
  • Atividade positiva na indústria.

Segundo o executivo da Capital Economics, “essas melhoras estão prestes a ser destruídas pela segunda onda da Covid-19”. Vale lembrar que no segundo trimestre, o PIB alemão tombou 9,8%.

No início desta sexta-feira (30), o Destatis disse que as vendas no varejo recuaram 2,2% em setembro em comparação ao mês anterior, em dados preliminares.

Na última quinta-feira (29), o Banco Central Europeu (BCE) sugeriu que trará mais estímulos monetários à zona do euro. A autoridade monetária do Velho Continente disse que revisará suas estimativas econômicas para os membros do bloco e decidirá quanto apoio será necessário para a recuperação do PIB das nações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião