PIB do Reino Unido tomba 19,8% no 2T20, diz agência em revisão

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu um pouco menos do que o esperado no segundo trimestre deste ano. Segundo a revisão da Agência Nacional de Estatísticas, divulgada nesta quarta-feira (30), a economia britânica despencou 19,8% entre abril e julho em comparação ao trimestre imediatamente anterior; inicialmente o indicador havia recuado 20,4%.

Segundo a agência, essa foi a maior queda do PIB do Reino Unido desde que os registros começaram a ser computados, em 1955. Já em recessão técnica, dados do escritório apontam que a economia britânica caminha para sua maior contração desde a década de 1920.

A agência ressalta que os resultados são decorrentes dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No primeiro trimestre deste ano, o país já havia reportado uma queda de 2,5% no PIB, ao passo que as medidas de isolamento social para contenção da doença eram implementadas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A atividade econômica demonstrou certa recuperação nos últimos meses, como uma expansão de 6,6% em julho, mas parece estar perdendo força nas últimas semanas em função do aumento de casos do coronavírus e projeções de um crescimento no desemprego.

Segunda onda da pandemia e desemprego ameaçam PIB britânico

“As novas restrições pela Covid-19 provavelmente significarão que o PIB vai estagnar no quarto trimestre, deixando a atividade econômica 5,5% aquém dos níveis pré-crise”, afirmou Ruth Gregory, da consultoria Economics à agência de notícias “Reuters”.

Mesmo em meio à crise, as famílias britânicas pouparam um recorde de 29,1% de sua renda auferida, ante 9,6% no primeiro trimestre deste ano, segundo a agência. No entanto, muitos não puderam gastar esses recursos em lojas e restaurantes por conta do lockdown praticado. Além disso, um programa de empregos, criado pelo governo e que proporcionou sustento de renda para parte da população, acabará em outubro.

Na relação com o mesmo período de 2019, o PIB do Reino Unido no segundo trimestre despencou 21,5%, o mesmo que na Espanha, enquanto a França informou que sua economia recuou 19% durante o mesmo intervalo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião