PIB do Japão se recupera após terremoto e enchentes no 4º tri

O Japão se recuperou economicamente no quarto trimestre de 2018, informou a agência de notícias “Reuters”. Os gastos de empresas e consumidores apresentaram melhora, após o impacto de desastres naturais.

Nos últimos três meses do ano, houve alta de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, ante o mesmo período de 2017. No terceiro trimestre de 2018, a contração havia sido de 2,6%.

Foi entre julho e setembro que enchentes e um terremoto afetaram duramente a produção no Japão.

Segundo os dados divulgados pelo governo japonês, as exportações reais subiram 0,9% entre outubro e dezembro sobre o trimestre anterior. Esse foi o crescimento mais rápido em um ano.

Na comparação trimestral, o PIB avançou 0,3% sobre o trimestre anterior. Entre julho e setembro tinha sido registrada uma contração de 0,7%.

O gasto de capital foi o principal responsável pelo crescimento no quarto trimestre, subindo 2,4%.

O consumo privado, que responde por cerca de 60% do PIB japonês, subiu 0,6% nos três últimos meses de 2018, contra aumento esperado de 0,8%.

Mas os atritos comerciais internacionais e uma proposta de aumento de imposto sobre valor agregado devem afetar o crescimento do Japão em 2019.

Saiba mais – CNI: novos acordos comerciais poderiam ser vantajosos ao Brasil 

Resultado da Abenomics?

O resultado positivo da economia nipônica poderia ser um efeito das reformas promovidas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, denominadas “Abenomics”. 
O programa iniciado em 2012, é dividido em três pilares, ou “flechas”: fiscal, monetário e de reformas estruturais.
Sob o perfil monetário, a Abenomics duplicou a base monetária japonesa nos últimos anos. Isso permitiu um aumento da inflação (com o superação da deflação) e uma desvalorização do iene que ajudou as exportações. Algo que propiciou um grande aumento dos lucros dos grandes grupos exportadores do Japão. Por isso, a Bolsa de Valores de Tóquio subiu sensivelmente e a economia parece se recuperar. 
Sob o perfil fiscal, o governo aumentou sensivelmente os gastos públicos. Mas isso acabou aumentando a dívida soberana japonesa, que já supera os 200% do PIB. 
A terceira “flecha” do Abenomics deveriam ser as reformas estruturais em diversos setores econômicos. Entre eles, o aumento da presença das mulheres no mercado de trabalho do Japão. Entretanto, essa última flecha foi a menos concretizada.

O Abenomics tinha como objetivo dar uma reviravolta no panorama econômico japonês. Os resultados do PIB do Japão em 2018 mostram aparentemente o sucesso dessa receita econômica. Entretanto, a solidez da retomada japonesa continua sendo alvo de dúvidas.

 

 

Tags
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião