PIB dos EUA é revisado para baixo a 3,1% no 1° trimestre de 2019

De acordo com as estatísticas dos Estados Unidos, divulgadas pelo Departamento do Comércio, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma revisão da expectativa de crescimento. A estimativa ficou em 3,1%.

O Departamento previu em abril uma alta de 3,2%. Já os analistas consultados pelo “Wall Street Journal” estimavam alta de 3,0%. O PIB dos EUA demonstra que houve crescimento econômico no primeiro trimestre. No entanto, de acordo com especialistas, há sinais de que esse aumento é temporário.

O que faz acreditar que esse aumento não prosseguirá são as quedas nas exportações, a diminuição no acúmulo de estoques e a desaceleração da produção das fábricas.

“O aumento do PIB real no primeiro trimestre refletiu contribuições positivas dos gastos do consumidores, investimento em estoques privados, exportações, gastos do governo estadual e municipal e investimentos fixos não-residenciais, que foram parcialmente compensados por uma contribuição negativa do investimento fixo residencial”, disse o Departamento de Comércio dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

PIB americano em abril

No dia 23 de abril deste ano, o Departamento divulgou que a economia norte-americana havia acelerado no primeiro trimestre 3,2%. Superando as expectativas dos analistas, que estimavam um crescimento de apenas 2%.

Saiba Mais: Guerra comercial: empresas americanas arcam com tarifa de Trump, diz FMI

De acordo com a “Reuters”, o crescimento foi impulsionado pelo comércio, porque maior acúmulo de bens não vendidos desde 2015. Além disso, por um aumento nos investimentos do governo e das empresas.

Economia dos EUA em 2018

A economia norte-americana no ano passado não atingiu a meta de 3% estipulada pelo presidente Donald Trump.

Saiba Mais: PIB dos EUA tem alta de 3,5% no terceiro trimestre 2018

O PIB dos EUA registrou 2,9%, em meio a um estímulo fiscal da Casa Branca de US$ 1,5 trilhão em cortes de impostos e mais gastos do governo. No entanto, esse crescimento foi o mais forte desde 2015, e em comparação com 2017 demonstrou uma aceleração de 2,2%.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião