PIB dos EUA recua 5% no primeiro trimestre de 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 5% no primeiro trimestre deste ano, em razão dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo os dados revisados divulgados pelo Departamento de Comércio nesta quinta-feira (28).

Essa é a segunda estimativa do desempenho do PIB norte-americano no período. No final do mês passado, foi sinalizada uma queda de 4,8% pelo Departamento de Comércio. A estimativa de analistas ouvidos pela “Bloomberg” era da manutenção da queda de 4,8%.

Esse é o pior resultado da economia estadunidense desde a crise financeira mundial de 2008, de acordo com a divulgação do Bureau of Economic Analysis. À época, no último trimestre daquele ano, a economia do país recuou 8,8%.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Em dólares correntes, a economia norte-american teve baixa de 3,5%, ou US$ 191,6 bilhões, para o patamar de US$ 21,54 trilhões.

Além disso, essa foi a primeira contração do PIB dos Estados Unidos em um trimestre desde a baixa de 1,1% durante os três primeiros meses de 2014. Não obstante, a crise gerada pela pandemia estimulou cerca de 40 milhões de pedidos de seguro-desemprego no país somente nas últimas 10 semanas.

“Isso levou a mudanças rápidas na demanda, conforme empresas e escolas entraram em trabalho remoto ou cancelaram suas operações, e consumidores cancelaram, restringiram ou redirecionaram seus gastos”, disse o departamento sobre a influência do vírus na economia.

O desempenho no trimestre é reflexo de contribuições negativas de consumo da população, exportações e investimentos privados e investimento fixo não residencial. Entretanto, houve contribuições positivas, de investimentos fixos residenciais, importações e gastos estatais.

O próprio Federal Reserve (Fed), Banco Central dos EUA, já aponta para uma recessão do país, embora o conceito técnico desse termo necessite de um recuo do PIB em dois trimestres seguidos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião