PIB do Reino Unido retrai 2,2% no 1T20; pior resultado em 40 anos

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registrou uma retração de 2,2% no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período no ano passado. Trata-se da maior contração de 1979.

De acordo com a informação da Agência para Estatísticas Nacionais divulgada nesta terça-feira (30), a queda da economia do Reino Unido é em razão da pandemia do novo coronavírus, uma vez que as famílias britânicas reduziram seus gastos.

O Banco Central britânico espera uma contração de 20% no primeiro semestre deste ano. Segundo a instituição monetária, as paralisações devido ao vírus afetaram todos os setores econômicos do Reino Unido. O Banco da Inglaterra afirmou que a queda na economia este ano pode ser a pior em três séculos.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

PIB do Reino Unido sofre retração de 20,4% em abril

O PIB do Reino Unido teve um tombo recorde de 20,4% em abril deste ano, em relação ao mês de março. A retração aconteceu em meio a uma série de restrições sociais por conta da pandemia de coronavírus, que acabou afetando fortemente a economia. Os dados foram divulgados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido (ONS) no dia 12 deste mês.

Especialistas ouvidos pela agência “Reuters” previam uma queda de 18,4% na economia britânica, no mês de abril. Vale destacar que a queda do PIB deste mês é a mais baixa da história, desde que os dados britânicos começaram a ser compilados conforme a metodologia de hoje, em 1997.

De fevereiro a abril, a economia britânica caiu 10,4% ante aos três meses anteriores. Os economistas estimavam uma contração de 10% no PIB britânico neste período.

Veja Também: JBS (JBSS3): China suspende compras de carne de unidade no Reino Unido

Estes dados, segundo informações da agência “Ansa”, são três vezes maiores do que o da queda que aconteceu na crise econômica de 2008. Entretanto, o que pode gerar uma boa expectativa para a população é que abril, segundo especialistas, deve continuar sendo o pior mês do ano em números, já que em maio teve início a reabertura de setores importantes da economia.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou não ter ficado surpreso com os números. “Serão alguns meses duros, mas nós vamos superar isso. Nós também somos muito resilientes e criativos. Nós vamos voltar com tudo”, afirmou o mandatário.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião