PIB do Japão recua 6,3% no quarto trimestre de 2019

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão recuou 6,3% no quarto trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. As informações foram divulgadas pelas autoridades japonesas.

Segundo as informações divulgadas pelo governo do Japão, a economia retraiu 1,6% no intervalo de outubro a dezembro em relação ao trimestre anterior, de julho a setembro, já considerando a inflação. Essa é a primeira leitura do governo, que deve ser revisada dentro de 20 a 30 dias.

Saiba mais: Coronavírus: BC da China continuará política monetária expansiva

De acordo com economistas, a terceira maior economia do planeta – atrás apenas de Estados Unidos e China – pode entrar em recessão técnica, quando o país apresenta contração do PIB em dois trimestres seguidos. O motivo seria o impacto da epidemia do coronavírus (Covid-19).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Especialistas aguardavam um recuo de ano para ano de 3,9% no último trimestre do ano passado. Segundo especialistas, o imposto nacional sobre vendas, que subiu de 8% para 10% em 1º de outubro, fez com que o consumo interno privado recuasse 2,9% no trimestre, sendo o carro chefe para o resultado total.

Além disso, um inverno mais ameno do que o esperado fez com que as vendas do país caíssem.

BC do Japão já havia alertado sobre a recuperação do país

Haruhiko Kuroda, presidente do Banco Central japonês, disse, em dezembro de 2019, que a expectativa para a econômica global melhorou ligeiramente devido ao acordo preliminar entre Estados Unidos e China na guerra comercial, mas alertou que os riscos para a recuperação do país permanecem altos.

Por mais que Kuroda tenha sinalizado que deve ser mantida uma política monetária flexível, disse que há limites para quanto a autoridade monetária do Japão pode aprofundar os juros negativos já que custos de empréstimos baixos por tempo prolongado impactam as instituições financeiras, indicando que não deverá ter nenhuma ampliação do estímulo no curto prazo.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião