PIB do Brasil poderá cair 0,3% em 2020, informa ONU

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil poderá ser contraído em pelo menos 0,3%. A previsão foi divulgada pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (DESA, na sigla em inglês) na última quarta-feira (1).

A estimativa da ONU para o PIB brasileiro fica abaixo da projeção do Banco Central (BC), o qual, na semana passada, cortou de 2,2% para zero. Além disso, o documento revelado pela organização alerta que a economia mundial poderá cair até 0,9%.

“Embora as previsões de crescimento nesta fase estejam sujeitas a um alto grau de incerteza, a ONU projeta atualmente uma leve contração do PIB brasileiro (-0,3%) em 2020, seguida de uma recuperação em 2021”, indicou o departamento econômico da organização internacional.

A ONU ressalta que, “dadas as medidas de restrição implementadas tanto no país como no exterior, o investimento e as exportações sofrerão um impacto significativo no curto prazo”, fazendo alusão às medidas de contenção da disseminação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

“As medidas fiscais recentemente anunciadas pelo governo darão algum apoio às atividades econômicas no futuro. No entanto, o elevado nível da dívida pública do país e o elevado peso do serviço da dívida e o fraco desempenho do crescimento nos últimos anos limitam o espaço orçamentário”, informou o documento.

Queda do PIB é consenso no mercado

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings informou nesta segunda-feira (30) que o PIB brasileiro deverá cair 0,7% em 2020. A queda na projeção de crescimento ocorro devido aos impactos do coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O banco Safra também anunciou, no último sábado (28), a sua previsão para o desenvolvimento da economia brasileira. A projeção anterior era de uma queda de 0,3%, e agora foi para uma redução 2,8%.

“Vale observar também que inúmeras políticas de estímulo que estão sendo anunciadas poderão minimizar essa situação e assim levar a uma contração menor que os 2,8% aqui considerados”, salienta o banco.

Já o Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4), maior banco da América Latina, reduziu sua projeção para o PIB, de uma alta de 1,8% para uma queda de 0,7% neste ano.

Além disso, de acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo BC na última segunda-feira, os especialistas das principais instituições financeiras do País esperam uma queda de 0,48% no PIB de 2020. As projeções iniciais do ano estimavam um avanço de 2,30%.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião