PIB da França e da Itália recua 5,3% no primeiro trimestre de 2020

O Produto Interno do Bruto (PIB) da França sofreu uma contração de 5,3% no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o quarto trimestre do ano passado. Trata-se da maior queda 1968. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) pelo governo francês.

A Itália também registrou queda de 5,3% em seu PIB, ante o quarto trimestre de 2019. Em comparação de base anual o crescimento econômico italiano teve recuo de 5,4%.

De acordo com o Instituto nacional de estatíticas (Instat), os resultados são reflexos dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na economia italiana e francesa.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Na última quinta-feira (28) o Departamento de Comércio norte-americano divulgou que o PIB dos Estados Unidos caiu 5% no primeiro trimestre deste ano.

Essa é a segunda estimativa do desempenho do crescimento econômico no período. No final do mês passado, foi sinalizada uma queda de 4,8% pelo Departamento. A estimativa de analistas ouvidos pela “Bloomberg” era da manutenção da queda de 4,8%.

Esse é o pior resultado da economia estadunidense desde a crise financeira mundial de 2008, de acordo com a divulgação do Bureau of Economic Analysis. À época, no último trimestre daquele ano, a economia do país recuou 8,8%.

PIB cai 1,5% no primeiro trimestre de 2020, diz IBGE

O PIB do Brasil caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (29).

Este resultado do PIB considera o desempenho da economia entre janeiro e março de 2020. As medidas de restrição da atividade econômica para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus começaram a entrar em vigor a partir da segunda metade de março.

“Aconteceu no Brasil o mesmo que ocorreu em outros países afetados pela pandemia, que foi o recuo nos serviços direcionados às famílias devido ao fechamento dos estabelecimentos”, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Em relação ao primeiro trimestre de 2019, a economia brasileira apresentou uma baixa de 0,3%. Dessa forma, o PIB está em um patamar similar ao registrado no segundo trimestre de 2012.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião