PIB terá contração de 5% em 2020, diz Banco Central em nova projeção

O Banco Central (BC) atualizou, nesta quinta-feira (24), suas projeções para o desempenho da economia brasileira neste ano. A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) passou de uma queda de 6,4% para uma contração de 5%. As informações constam no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta manhã.

Entre os aspectos que compõem o PIB, a autoridade monetária central do País elevou de 1,2% para 1,3% a alta da agropecuária, segmento que equivale a 4,5% do indicador e que sofreu um menor impacto do que o restante da atividade econômica desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A indústria que corresponde por 18% da economia brasileira, por sua vez, cairá 4,7%, enquanto a projeção anterior estimava um tombo de 8,5%. O setor de serviços, maior componete do PIB, com cerca de 63% de participação, teve seu desempenho corrigido de -5,3% para -5,2%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Pelo lado da demanda, o Banco Central alterou a estimativa do consumo das famílias de -7,4% para -4,6%. No que se refere ao consumo do governo, o porcentual estimado saiu de +0,2% para -4,2%.

Além disso, segundo o documento divulgado nesta quinta-feira, a projeção de 2020 para a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) — indicador que calcula o volume de investimento produtivo na economia — foi de -13,8% para -6,6%. Todas as estimativas anteriores foram realizadas no âmbito do RTI divulgado em junho.

PIB global tombará 4,5% em 2020, diz OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse, na última semana, em sua nova projeção, que o PIB global cairá 4,5% neste ano. Na estimativa anterior, a organização previa um tombo de 6%.

A OCDE, entretanto, alertou que a recuperação deverá desacelerar a partir deste mês e permanecerá vulnerável a novos surtos do coronavírus. Segundo a entidade, não é factível esperar que uma vacina contra a doença esteja amplamente disponível antes do fim de 2021.

Para o ano que vem, a organização cortou levemente sua expectativa de avanço da economia mundial, de 5,2% para 5%. No melhor dos cenários, com menos restrições ligadas à pandemia e uma vacina mais próxima de se tornar realidade, a entidade acredita que o PIB global possa crescer 7% em 2021. Já em um quadro de medidas mais severas para conter a pandemia e de adiamento de uma vacina, a economia mundial cresceria apenas 2,5% no ano que vem.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião