PIB britânico registra crescimento mais lento desde 2010 no 3T19

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,3% no terceiro trimestre deste ano em comparação ao trimestre anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país (ONS, na sigla em inglês).

Mesmo com o avanço do PIB em relação ao segundo trimestre, especialistas esperavam uma alta de 0,4%, número 0,1% maior do que o alcançado. Entretanto, a alta salvou a economia britânica de uma possível recessão, já que no segundo trimestre o PIB havia diminuído 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Veja também: PIB da zona do euro cresce 0,2% no terceiro trimestre

Na comparação ano a ano, o PIB do Reino Unido cresceu 1% entre julho e setembro. Foi o crescimento mais lento registrado desde o primeiro trimestre de 2010, de acordo com o ONS.

Dados da produção industrial do Reino Unido

Em contrapartida, a produção industrial do Reino Unido registrou queda de 0,3% no mês de setembro em comparação ao mês anterior. Os dados também foram divulgados pelo ONS. Especialistas estimavam alta de 0,1% na produção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Na comparação ano a ano, a indústria do Reino Unido teve queda na produção de 1,4% no mês em questão. O mercado previa uma queda menor, de 1,1%.

Veja também: Alemanha registra maior aumento de exportações desde o fim de 2017

Somente a produção manufatureira do Reino Unido caiu 0,4% em setembro em relação a agosto e registrou baixa de 1,8% em comparação ao mesmo período de 2018.

PIB alemão

Na última semana, o governo de Alemanha reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. O jornal “Frankfurter Allgemeine Zeitung” obteve acesso a um documento da equipe econômica do governo com dados sobre o indicador econômico.

Segundo o jornal, a nova estimativa de crescimento para o PIB da maior economia da Europa é de 0,9% em 2020.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião