PIB brasileiro supera expectativas com alta de 0,2% no segundo trimestre

O IBGE divulgou que a economia brasileira teve crescimento de 0,2% no segundo trimestre de 2018 em relação ao anterior, na série com ajuste sazonal. O Produto Interno Bruto do país totalizou 1,69 trilhão de reais.

O aumento veio além das expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que esperavam, na mediana, uma alta de 0,1%. Em relação ao mesmo período do ano passado, há um avanço de 1%, marcando o quinto acréscimo consecutivo – no entanto, o valor está aquém do 1,1% previsto pelo mercado. Os setores de serviços e industrial apresentaram crescimento de 1,4%, enquanto a agricultura caiu 1,6%.

O setor de serviços foi o grande destaque na análise trimestral, subindo 0,3%. A agropecuária manteve-se estável, mas a indústria apresentou queda de 0,6%, em parte um reflexo da greve dos caminhoneiros, que paralisou as estradas do país por 11 dias em maio.

O IBGE ainda revisou os quatro últimos resultados do PIB. No primeiro trimestre deste ano, que havia declarado um crescimento de 0,4%, o resultado foi revisado para 0,1%. No quarto trimestre de 2017, em que havia sido informado um crescimento de 0,2%, a revisão deu-lhe como estável.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião