PIB: Bank of America diminui previsão da economia do Brasil em 2020 para menos de 2%

O Bank of America Merrill Lynch diminuiu a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020 de 2,2% para 1,9%. Essa foi a primeira estimativa abaixo de 2% feita por um grande banco. Especialistas afirmam que números abaixo de 2% já são potencialmente sensíveis ao governo de Jair Bolsonaro.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, por vezes, que as reformas econômicas do governo e os cortes nas taxas de juros irão produzir um avanço de mais de 2% na economia neste ano.

Entretanto, diversos indicadores econômicos mostraram ficaram abaixo do esperado no últimos tempos. Com isso, veículos de notícia relataram que o presidente brasileiro está perdendo cada vez mais o encanto que tinha no início do governo com Paulo Guedes.

Veja também: Receita do governo central foi de R$ 151,69 bi em janeiro, diz Tesouro Nacional

“O surto de coronavírus deve impactar negativamente as exportações. Dado o maior impacto esperado do vírus e os contínuos indicadores de atividade econômica sem sinal uniforme no Brasil, reduzimos nossa previsão em outros 30 pb (pontos base)”, disseram os economistas do banco, David Beker e Ana Madeira, em uma avaliação publicada pelo banco nesta quinta-feira (27).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A empresa britânica de pesquisa Capital Economics está ainda mais pessimista com a economia brasileira para 2020. Os analistas da companhia preveem um crescimento de 1,5% este ano. No Boletim Focus desta semana, os economistas consultados pelo Banco Central estimaram que a economia deve crescer 2,2%. Na última semana, entretanto, a previsão era de 2,3%.

PIB dos EUA

No acumulado do ano de 2019, o PIB dos Estados Unidos avançou 2,3%. Esse foi o menor crescimento em três anos. Em 2018, a economia do país norte-americano cresceu 2,9%. É importante destacar também que o PIB ficou abaixo da meta estabelecida por Donald Trump de 3%. As informações foram divulgadas na última quarta-feira (26).

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião