PIB da Argentina decresce 5,4% no 1T20, segundo Indec

O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) informou nessa terça-feira (23) que o Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina apresentou um resumo de 5,4% no primeiro trimestre desse ano, quando comparado com a mesma época de 2019.  Em comparação com o último trimestre de 2019, a queda foi de 4,8%.

De acordo com o Indec, a projeção para a atividade da Argentina nos primeiros três meses do ano, abrangeu ajustes que seguiram as orientações internacionais, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Além disso, entre janeiro e março desse ano, segundo o relatório, a queda no consumo privado foi de 6,6% em comparação com o primeiro trimestre de 2019, enquanto no consumo público a retração foi de 0,7% na mesma comparação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Sobre exportações e importações, o documento indicou uma queda de 4,7% na saída de bens do país, enquanto as importações recuaram 16%. Ambas na comparação anual.

Já a formação bruta de capital fixo apresentou retração de 18,3% entre janeiro e março desse ano, comparando com os primeiros três meses do ano passado.

Argentina estende pela quinta vez o prazo para negociação de dívida

Já sobre a negociação da dívida, o Ministério da Economia argentino estendeu pela quinta vez o prazo de negociação com credores internacionais para a reestruturação de sua dívida externa, nesta sexta-feira (19) de acordo com o jornal argentino ‘La Nación’.

Apesar de terminar na última sexta-feira o prazo que já havia sido estendido, o anúncio foi prorrogado para o dia 24 de Julho. Para adiar a divulgação do plano, a Argentina fará um pedido à Securities and Exchange Commission (SEC).

Veja também: FMI mantém esperança de que Argentina e credores chegarão a acordo

O ministro da Economia da Argentina , Martín Guzmán, declarou no dia 15 de maio que o país tenciona obter um acordo de reestruturação da dívida que seja capaz de pagar.

 

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião