Dados oficiais confirmam contração de 0,1% no PIB da Alemanha do 2º tri

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha diminuiu 0,1%, em relação ao primeiro trimestre do ano, confirmando o valor previsto por especialistas na metade deste mês. O cenário externo, encabeçado por uma guerra comercial entre EUA e China tem contribuído para esta baixa da economia alemã.

O país que possui a maior economia da Europa salientou o enfraquecimento da exportação de produtos, por conta da baixa demanda externa. Os dados oficiais, da Agência Federal de Estatísticas da Alemanha, foram divulgados nesta terça-feira (27).

No comparativo com o mesmo período de 2018, porém, o PIB alemão do segundo trimestre deste ano teve uma alta de 0,4%. A indústria automobilística tem influenciado negativamente na economia alemã, isso porque ouve uma queda significativa nas exportações. Vale ressaltar que a indústria de automóveis é o setor que mais emprega os cidadãos alemães.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Além disso, incertezas como a saída do Reino Unido da União Europeia também tem pesado sobre a economia alemã. O investimento no setor de construção também registrou uma baixa, de 1% no trimestre.

Em contrapartida, os gastos das famílias e o investimento no setor privado aumentaram, entretanto não foram o bastante para segurar o comércio.

Veja também: Macron quer repensar acordo de livre-comércio com o Mercosul 

PIB da Alemanha para o terceiro trimestre

Especialistas acreditam que a Alemanha irá ter uma nova contração no PIB no trimestre de julho a setembro. Caso isso aconteça, será caracterizada uma recessão técnica.
O Banco Central da Alemanha publicou um relatório no dia 19 de agosto sobre uma possível nova baixa da economia do país europeu no terceiro trimestre.
“Segundo os dados atualmente disponíveis é de se esperar que a produção industrial encolha notavelmente também no trimestre corrente”, afirma o Bundesbank.

PIB da zona do euro

O Produto Interno Bruto da zona do euro teve avanço de 0,2% entre os meses de abril e junho deste ano, em comparação com os primeiros três meses do ano. Entretanto, nos primeiros três meses de 2019, o crescimento registrado foi de 0,4%. As informações foram divulgadas no dia 14 de agosto pela agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião