PetroRio compra parte do campo de Frade da Chevron

A PetroRio comprou a participação da Chevron no campo petrolífero de Frade, na bacia de Campos.

A Chevron possuía 51,74% da participação no campo de Frade, enquanto a petroleira brasileira somente 18,26%. Agora a PetroRio controla 70% da participação. A empresa carioca tinha adquirido sua primeira participação em Frade em outubro do ano passado da japonesa Inpex no campo.

Saiba mais: Petrobras vende refinaria de Pasadena à Chevron 

Com a aquisição, a PetroRio assume a operação do campo, que produz cerca de 20 mil barris de petróleo por dia. Com essa aquisição, a PetroRio terá uma produção total de 28 mil barris por dia de petróleo e gás. A Petrobras tem os outros 30% do campo de Frade.

A compra foi feita na mesma transação que envolveu a polêmica refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A petroleira norte-americana comprou a refinaria de Pasadena por US$ 562 milhões da Petrobras.

Chevron cede seu ativo principal

Para a Chevron, a venda de Frade representa a saída de seu principal ativo de produção no Brasil. Entre as razões dessa venda, está o fato que Chevron teve sua atuação no Brasil bastante desgastada a partir de 2011. Naquele ano ocorreu um vazamento de petróleo no campo de Frade, seguido por outro em 2012. Por causa desses acidentes, a petroleira foi obrigada a interromper a produção local. Entre abril de 2012 e julho de 2013 Chevron não produziu no campo. Frade opera atualmente com níveis de produção abaixo dos 70 mil barris/dia registrados antes dos acidentes.

Saiba mais: Petrobras: reservas de petróleo e gás caem 3,68% em 2018 

Em nota, a petroleira norte-americana informou que se concentrará na exploração nos campos do pré-sal. Em 2018 a Chevron adquiriu seis blocos petrolíferos nas bacias de Campos e de Santos. Todos com potencial para descobertas no pré-sal.

PetroRio se consolida

Por sua vez, a PetroRio quer adotar tecnologias mais avançadas para aumentar o chamado fator de recuperação do campo petrolífero. O Campo de Frade é antigo, e entrou em declínio natural de produção. Entretanto, as tecnologias de recuperação permitem aumentar a produção desses campos. A expectativa é que o campo ainda tenha uma vida útil superior a 2035. Além de Frade, a PetroRio adquiriu também uma plataforma com capacidade para armazenar cerca de 1,5 milhão de barris.

Saiba mais: Novo leilão do pré-sal é marcado para 1º de novembro de 2019 

O acordo entre PetroRio e Chevron também inclui 50% do bloco CE-M-715, na Bacia do Ceará. Além disso, a PetroRio está comprando as subsidiárias Chevron Brasil Upstream Frade Ltda e Chevron Frade LLC.

Essas transações consolidam a a PetroRio como a principal petroleira brasileira independente. Além disso, a empresa carioca se afirma como uma das dez principais produtoras de petróleo do Brasil, se posicionando em sétimo lugar. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O Campo de Frade é o terceiro ativo de produção da PetroRio, e o segundo campo voltado para a produção de petróleo. A petroleira carioca possui 100% do Campo de Polvo, que produz cerca de 10 mil barris/dia de petróleo. Além disso, a PetroRio possui 10% do campo de Manati, na Bacia Camamu-Almada. Desse campo a PetroRio produz cerca de 525 mil metros cúbicos diários de gás. Essa produção é vendida integralmente para a Petrobras, operadora do campo.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião