Petrobras inicia processo de divulgação para a venda de oito refinarias

A Petrobras anunciou que será iniciado um processo de divulgação para a venda integral de oito refinarias e logística associada. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28).

O processo de divulgação da venda das subsidiárias da Petrobras será feito em duas etapas. Na primeira delas estão inclusas as refinarias e seus ativos logísticos de:

  • Abreu e Lima (RNEST) – Pernambuco;
  • Landulpho Alves (RLAM) – Bahia;
  • Presidente Getúlio Vargas (REPAR) – Paraná;
  • Alberto Pasqualini (REFAP) – Rio Grande do Sul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Os desinvestimentos representam, aproximadamente, 50% da capacidade de refino nacional, totalizando 1,1 milhão de barris por dia de petróleo processado”, disse a estatal.

Para a segunda fase, serão envolvidas as refinarias de:

  • Gabriel Passos (REGAP);
  • Isaac Sabbá (REMAN);
  • Unidade de Industrialização do Xisto (SIX);
  • Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

No entanto, os teasers, para esta fase com as principais informações para a seleção de potenciais participantes, serão divulgados ainda este ano.

Saiba mais: Petrobras vai ao Cade para acordo que pode evitar multa de até R$ 60 bilhões

“Os desinvestimentos em refino estão alinhados à otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os nossos acionistas”, afirmou a empresa.

Presidente da Petrobras

O presidente da companhia, Roberto Castello Branco, confirmou durante o evento da B3, onde a Caixa vendia suas ações da Petrobras, o objetivo de negociar as oito refinarias. Ele ainda acrescentou que uma delas deve ser vendida neste ano.

No evento, Castello Branco salientou a movimentação da estatal para sair do setor de distribuição e transporte de gás. Nesta semana, o governo anunciou um plano para acabar com o monopólio da Petrobras no setor.

Saiba mais: Petrobras não vai distribuir nem transportar gás, diz Castello Branco

De acordo com Castello Branco, a Petrobras vai “abrir espaço, vendendo empresas, saindo do transporte, já começamos a andar com isso, vendendo a NTS [Nova Transportadora do Sudeste] e a TAG [Transportadora Associada de Gás]”.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião