Petróleo fecha em queda após AIE piorar previsão para demanda global

Os contratos futuros de petróleo fecharam esta quinta-feira (12) em queda. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para dezembro perdeu 0,80% durante o dia e fechou aos US$ 41,12 o barril, já na Intercontinental Exchange (ICE), o Brent para janeiro caiu 0,62%, cotado a US$ 43,53 o barril.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A queda dos contratos futuros de petróleo aconteceram em meio a preocupações com uma nova onda do novo coronavírus (Covid-19) ao redor do mundo. Nesse cenário, a Agência Internacional de Energia (AIE) piorou suas previsões para a demanda pelo ativo energético este ano.

Além disso, o aumento dos estoques de petróleo nos Estados Unidos puxou a cotação da commodity. No entanto, o dólar fraco e o otimismo dos investidores sobre uma vacina contra a Covid-19 ajudaram a limitar as perdas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Cabe destacar que os EUA registraram um recorde diário de casos de coronavírus na última quarta-feira (11), quando confirmou 144 mil diagnósticos em 24 horas. Já na Europa, a Alemanha reportou uma nova máxima no volume de infecções em um dia, com mais de 18 mil.

AIE piora previsão de queda na demanda global por petróleo em 2020

A AIE piorou suas perspectivas para a demanda por petróleo neste ano diante dos impactos futuros da segunda onda do novo coronavírus. A entidade, com sede em Paris, revisou para baixo em 400 mil de barris por dia (bpd) a projeção para a queda do consumo global da commodity, que deve ser de 8,8 milhões de bpd (ante 8,4 milhões), conforme relatório mensal publicado nesta quinta-feira.

Para 2021, porém, a AIE está mais otimista. Espera que a demanda por petróleo ao redor do mundo cresça em 5,8 milhões de bpd ante 5,5 milhões no mês passado. “É improvável que as vacinas aumentem significativamente a demanda até o próximo ano”, justificou a AIE, no documento.

A oferta global por petróleo cresceu 200 mil de barris por dia em outubro, para 91,2 milhões de bpd. De acordo com a AIE, a produção dos países participantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) manteve-se praticamente estável. O cumprimento do acordo de corte da produção de petróleo ficou em 103%, mesmo patamar de setembro.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião