Petrobras conclui venda da Liquigás por R$ 3,7 bilhões

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou por meio de fato relevante, nesta terça-feira (19), que assinou com a Copagaz e a Nacional Gás Butano um contrato para a venda da totalidade de sua participação na distribuidora de gás liquefeito de petróleo Liquigás, por R$ 3,7 bilhões.

Além disso, a Petrobras declarou que será realizado um investimento acionário minoritário e relevante por parte da Itaúsa (ITUB4) na Copagaz.

“A Copagaz, que permanecerá sob controle acionário dos atuais acionistas, aplicará ao negócio combinado suas reconhecidas práticas de gestão e experiência de mais de 60 anos no mercado”, afirmou a Itaúsa, que é holding controladora do Itaú Unibanco.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber

Ainda segundo a holding, a Nacional Gás irá adquirir uma fatia minoritária da Liquigás e passará a ser detentora de operações em determinadas localidades.

A Liquigás atua em quase todos os Estados brasileiros, e tem 23 centros operativos, 19 depósitos, uma base de armazenagem e carregamento rodoferroviário e uma rede de aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, tendo cerca de 21,4% de participação de mercado.

A Copagaz distribui gás liquefeito de petróleo (GLP) para aproximadamente 1.800 municípios, localizados em 18 Estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo a quinta maior companhia do setor no país.

O fechamento da transação ainda está esperando o cumprimento de condições precedentes, como por exemplo, a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Petrobras em 2030

De acordo com a Rystad Energy, a Petrobras está a caminho de se tornar a maior produtora de petróleo no mundo entre empresas de capital aberto até 2030.

Saiba mais: Petrobras poderá se tornar a maior petroleira do mundo em 2030

Segundo relatório publicado pela Rystad, o ritmo de expansão da Petrobras é o mais rápido do mundo. A petroleira estatal tende a se beneficiar do resultado dos leilões do início de novembro, após a decisão de grandes produtoras estrangeiras de ficarem fora do leilão.

A Petrobras assumiu o controle majoritário de mais de oito bilhões de barris no campo de Búzios. O vice-presidente da equipe upstream da Rystad, Aditya Ravi, afirmou no relatório: “A Petrobras pode, em questão de anos, tornar-se a maior produtora mundial de petróleo entre companhias abertas. O significado é enorme e simbólico”.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião