Petrobras retoma vendas de unidades de produção de fertilizantes

A Petrobras (PETR3;PETR4) informou que retomará o processo de venda de suas unidades de produção de fertilizantes. A estatal petrolífera explicou que a 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro revogou a decisão liminar que suspendia a venda de 100% da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) e da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III).

Saiba mais: Cade aprova acordo para a venda de refinarias da Petrobras 

Graças a essas decisões judiciais, a Petrobras poderá retomar o processo de cessão dessas duas plantas. Em nota, a petrolífera explicou que o objetivo do processo é otimizar o portfólio e melhorar a alocação do capital, gerando valor aos acionistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A venda das duas unidades faz parte do processo de cessão de ativos iniciado pelo ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente, já em 2016. Essa estratégia prevê a venda de todas as atividades não fundamentais para obter recursos e pagar as enormes dívidas da petroleira. No final, a estatal deveria se concentrar na exploração e extração petrolífera em águas ultraprofundas. Um segmento onde mantém uma elevada competitividade a nível internacional, e que tem uma rentabilidade maior do que outras atividades.

Venda de refinarias

Nesse processo de desinvestimento se encaixa a venda de refinarias, decidida após um acordo com Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O Termo de Compromisso de Cessação (TCC) foi assinado na última terça-feira (11).

O acordo prevê a venda de 50% das refinarias da Petrobras. Hoje a empresa detém 98% do mercado petrolífero do País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A aceitação do TCC antecede um desinvestimento na refinaria que deve durar até 2023, divido em três fases. Os compradores das refinarias não poderão ter vínculos societários com a Petrobras e nem adquirir ativos em grupo.

As vendas das oito refinarias previstas pelo acordo foram aprovadas pelo Conselho de Administração da Petrobras em abril. A capacidade total de refino das plantas corresponde a 1,1 milhão de barris por dia.7

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/a751b528-relatorio-5-amostras-gratuitas-1.png

As refinarias mencionadas no acordo são:

  • Refinaria Abreu e Lima
  • Unidade de Industrialização do Xisto
  • Refinaria Landulpho Alves
  • Refinaria Gabriel Passos
  • Refinaria Presidente Getúlio Vargas
  • Refinaria Alberto Pasqualini
  • Refinaria Isaac Sabbá
  • Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste

Venda de campos petrolíferos terrestres

A Petrobras também anunciou no começo de junho que colocará à venda os campos terrestres de Polo Recôncavo e Polo Rio Ventura, localizados na Bahia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/Banner-home-1.png

Em nota, a Petrobras explicou que as “operações estão alinhadas à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os nossos acionistas”.

Saiba mais: Petrobras coloca campos dos polos de Rio Ventura e Recôncavo à venda 

Monopólio da Petrobras

A nova diretoria da Petrobras também está determinada em reduzir a presença da estatal no mercado petrolífero brasileiro. O objetivo é abrir para novos concorrentes, para reduzir os preços, aumentar a competitividade e melhorar os serviços oferecidos para a população.

Por exemplo, no caso do refino do petróleo, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, declarou na última terça-feira (11) que o monopólio da estatal é inaceitável. O executivo, que discursou durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados, indicou a venda de refinarias da estatal como forma de aumentar a concorrência no mercado.

Saiba mais: Castello Branco: monopólio da Petrobras é inaceitável

Segundo Castello Branco, a Petrobras detém 98% do mercado de refino brasileiro. Ele declarou que, em consequência disso, o País vive situações absurdas.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião