Petrobras reduz em 10% o preço médio do gás industrial e comercial

A Petrobras informou que a partir desta quarta-feira (24) o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) comercial e industrial terá seu preço médio reduzido em 9,8%. A redução é valida para embalagens acima de 13 kg.

De acordo, com a Petrobras o preço do gás residencial, de cozinha, permanece inalterado, pois seu ajuste está previsto para o próximo mês. O último reajuste que o GLP sofreu foi no dia 25 de abril deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Programa de Novo Mercado de Gás

Na última terça-feira (23) o governo federal lançou o Programa Novo Mercado de Gás. O programa prevê uma série de novas medidas de abertura do setor.

De acordo com o programa, as medidas que serão adotadas são a:

  • promoção de boas práticas regulatórias para prestação do serviço de gás canalizado, incluindo transparência na metodologia de cálculo tarifário;
  • efetiva separação entre as atividades de comercialização e de prestação de serviços de rede;
  • adoção de estrutura tarifária proporcional a utilização dos serviços de distribuição, por segmento de usuários;
  • adoção de princípios regulatórios para os Consumidores Livres, Autoprodutores e Autoimportadores;
  • criação ou manutenção de agência reguladora autônoma, com requisitos mínimos de governança, transparência e rito decisório;
  • privatização da concessionária estadual de serviço local de gás canalizado, avaliando-se a oportunidade e a conveniência de definição de novo contrato de concessão;
  • adesão a ajustes tributários necessários à abertura do mercado de gás natural.

O secretário de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Reive Barros, afirmou que o programa vai revolucionar o setor.

Saiba Mais: Programa Novo Mercado de Gás vai revolucionar a commodity, diz MME

“O Novo Mercado de Gás é importante porque vamos estabelecer condições de competição no setor, no transporte de gás, e também tem um pilar importante que é a transição da utilização do gás natural na matriz energética e na área industrial”, disse Barros.

Última cotação

Por volta das 10h30, a Petrobras (PETR4) registrava queda -0,25% sendo cotada a R$ 27,45.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião