Privatização da Petrobras será visto ‘mais a frente’, diz Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a privatização da Petrobras é um assunto “complexo” e que será visto “mais a frente”. A declaração do ministro foi feita na última sexta-feira (6) na coletiva de imprensa sobre o acordo comercial automotivo com a Argentina.

Além de comentar na coletiva sobre a desestatização da Petrobras, Paulo Guedes, disse que todas as estatais deveriam ser privatizadas. “Por mim, acho que devemos privatizar todas as estatais”.

A afirmação do ministro veio acompanhado da associação de empresas estatais com a corrupção. “A Petrobras é uma empresa excelente e virou foco de corrupção no governo passado. A empresa quase quebrou”, completou Guedes.

Bolsonaro confirma possibilidade de privatização da Petrobras

O presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou, no dia 22 de agosto, a possibilidade do governo de privatizar a Petrobras. Porém, o mandatário não expressou sua opinião sobre assunto pois a proposta ainda não foi apresentada.

“Vamos ver a proposta que vai ser apresentada para mim. Vamos ver a proposta que vai chegar até mim, daí eu falo. O Paulo Guedes não mostrou ainda”, disse Bolsonaro aos jornalistas sobre a privatização da Petrobras no Palácio da Alvorada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Além disso, o presidente afirmou que a petrolífera é só mais um estudo dentre tantos que o governo faz.

“Tudo o governo estuda. Precisamos nos preparar para qualquer coisa. Estuda privatizar qualquer coisa no Brasil. Tudo é estudado, tudo é levantado, tudo é discutido. Você vai ter que analisar custo-benefício, o que é bom para o Brasil e o que não é”, disse o mandatário.

De acordo com Bolsonaro, “a ideia é abrir o Brasil” com as privatizações.

Petrolífera deverá ser privatizada até 2022

O governo federal pretende privatizar a Petrobras até o último mandato do presidente da República em 2022.

A estatal não foi incluída na lista das 17 empresas que serão desestatizadas ainda esse ano, no entanto, fonte próxima ao governo informou o jornal “Valor Econômico” que a estatal faz parte do plano de privatizações.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já havia afirmado que a equipe econômica estudava a privatização da estatal petrolífera.

Confira Também: Governo federal anuncia plano de privatização de nove estatais

De acordo com o ministro, o plano tem apoio do ministro da Economia e do próprio presidente da Petrobras. Entretanto, encontra resistência no Ministério de Minas e Energia que está vinculado à estatal.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião