Petrobras (PETR4) confirma proposta da Compass por Gaspetro

A Petrobras (PETR4) confirmou nesta terça-feira (27) que recebeu a proposta da Compass Gás e Energia pela fatia de 51% da estatal petrolífera na Gaspetro.

A Cosan (CSAN3) havia informado na última segunda-feira (26) que sua controlada Compass apresentou uma proposta pela participação de 51% do capital social da Gaspetro no âmbito do processo competitivo de desinvestimento promovido pela Petrobras.

“O recebimento de propostas vinculantes é uma das etapas dos projetos de desinvestimentos para a qual não há previsão de divulgação ao mercado. As etapas subsequentes do processo serão tempestivamente divulgadas conforme previsto na Sistemática de Desinvestimentos”, informou a Petrobras.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A oferta apresentada pela Compass conta com garantia da Cosan. Segundo o fato relevante, os demais termos e condições são confidenciais, em razão da natureza do processo competitivo conduzido pela estatal petrolífera.

Além disso, o documento ressaltou que a concretização da potencial operação está sujeita a diversos fatores, incluindo “a escolha da proposta apresentada pela Compass como vencedora do processo competitivo, a conclusão bem sucedida das negociações dela decorrentes e a celebração do respectivo contrato de compra e venda para aquisição” da participação, que vai prever condições precedentes habituais em transações, como aprovações regulatórias e concorrenciais.

Petrobras inicia venda da Gaspetro

A Petrobras deu início ao processo de venda de sua participação na Gaspetro no final de fevereiro, sendo que a fase vinculante teve começo em julho, após a petroleira estatal adiar o processo em meados de março.

A venda da fatia na holding integra parte da estratégia de desinvestimento da Petrobras, que tem o intuito de otimizar a alocação de capital da companhia e ampliar valor para seus acionistas.

Além da Petrobras, a Gaspetro possui como acionista a empresa japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil, que detém uma posição de 49%.

“A operação de venda da Gaspetro está alinhada com a estratégia de otimização de portfólio, visando à maximização de valor para os seus acionistas”, concluiu a Petrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião