Petrobras prepara venda total de polos na Bacia do Espírito Santo

A Petrobras (PETR4) deu início na última quarta-feira (15) ao processo para a venda da totalidade de sua participação nos Polos Golfinho e Camarupim, de acordo com o comunicado da companhia. Ambas as concessões marítimas ficam nas águas profundas no pós-sal da Bacia do Espírito Santo.

A Petrobras possui 100% de participação em ambas as concessões. Já o bloco exploratório BM-ES-23, no Polo Golfinho, está dividido entre a estatal com 65% e o restante entre PTTEP e Inpex.

A petroleira afirmou ter iniciado em agosto de 2018 o processo para comprar a participação da Ouro Preto no campo de Camarupim Norte, prevendo o término da transação ainda no primeiro trimestre de 2020.

De acordo com a Petrobras, o Polo Golfinho está localizado em lâmina d’água entre 1.300 metros e 2.200 metros. A produção em média foi de 15 mil barris por dia de óleo e 750 mil metros cúbicos diários de gás em 2018 e o ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Já o Polo Camarupim fica em lâmina d’água entre 100 metros e 1.050 metros e compreende os campos de Camarupim e Camarupim Norte, ambos produtores de gás não associados.

“Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia”, informou a Petrobras. A estatal desde 2019 tem acelerado desinvestimentos, visando principalmente reduzir suas dívidas.

Petrobras reduziu o preço dos combustíveis

A Petrobras informou, na última segunda-feira (13), que reduziria o preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir da terça-feira (14). A queda no valor dos combustíveis foi de 3%.

Confira: Petrobras inicia processo de novo follow-on da BR Distribuidora

A companhia informou que um dos fatores que influenciou a diminuição dos preços foi a queda da cotação do petróleo no mercado internacional. A redução ocorreu após o recuo das tensões entre os Estados Unidos e o Irã.

O litro do diesel S500 ficou, em média, R$ 0,061 mais barato. Já o litro do diesel S10 foi reduzido em R$ 0,0808. O valor da gasolina não sofria um reajuste pela Petrobras desde 1º de dezembro. Além disso, o preço do diesel não passava por alterações desde o dia 21 de dezembro.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião