Petrobras (PETR4) vende participação de 40% na Gás Local

Petrobras (PETR4) vende participação de 40% na Gás Local
O conselho da Petrobras aprovou a adesão a programas de redução de juros e multas de débitos do ICMS (Anistias)

A Petrobras (PETR4) informou, na manhã desta sexta-feira (25), que fechou a venda de sua participação de 40% na GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda. (Gás Local) para a White Martins Gases Industriais Ltda. (White Martins). A informação foi revelada por meio de um comunicado ao mercado.

lead suno imagem ilustrativa

Receba as principais notícias do mercado diariamente.

Receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!

Parabéns! cadastro feitocom sucesso.

lead suno background

A Gás Local é uma companhia sediada no estado de São Paulo que atua no setor de distribuição e transporte de gás natural liquefeito, realizados através de carretas criogênicas. De acordo com a nota da Petrobras, o acordo junto à White Martins também envolve o encerramento de pendências societárias, de arbitragem e temas em discussão judicial referentes às operações da Gás Local.

Além disso, o negócio prevê ajustes nas condições comerciais para o fornecimento de gás, pela Petrobras, na qualidade de consorciada do Consórcio Gemini, composto entre Petrobras, White Martins e a Gás Local, até o fim de 2023.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Segundo a pretroleira, o fechamento das transações está sujeio ao cumprimento de condições precedentes, como a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A estatal reiterou que a operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a maximização de valor para os seus acionistas.

Petrobras ainda não definiu data para venda da fatia na BR Distribuidora

Segundo o jornal “Valor Econômico”, em publicação na última terça-feira (22), a Petrobras deve aguardar uma recuperação do mercado para realizar a venda de sua participação remanescente na BR Distribuidora (BRDT3), por meio de uma oferta subsequente de ações (follow-on).

Em resposta ao jornal, a petroleira divulgou um comunicado ao mercado, dizendo que a data ainda não estava definida. No fim do mês passado, a Petrobras conseguiu o aval do Conselho de Administração realizar o desinvestimento total na distribuidora.

Entretanto, o movimento do mercado, para a estatal, não parece ser propício. Nos últimos 30 dias, o Ibovespa apresenta uma queda de quase 7%, atualmente estando próximo do mesmo patamar do início de julho. A bolsa brasileira cai cerca de 15% no ano.

A Petrobras detém uma participação de 37,5% na BR Distribuidora. Com base no valor de mercado de R$ 24,31 bilhões da empresa, a participação da petroleira equivale a R$ 9,11 bilhões.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião